Governo também pode comprar inovação: ouça podcast da Udesc Esag com participação da SEA

Quando o governo compra um produto ou serviço, precisa seguir uma série de regras. Um dos objetivos é, por exemplo, evitar a compra de algo muito mais caro do que um similar disponível no mercado, poupando recursos públicos. Mas, e se o que o governo precisa é de uma solução inovadora, que ainda não está à venda ou mesmo não existe?

Este é o tema do quarto episódio do podcast Inovação no Setor Público, produzido por pesquisadores do Mestrado e Doutorado em Administração do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O Episódio 4 já está disponível no SpotifyGoogle PodcastsPocket Casts e outras plataformas.

Ouça aqui o episódio 04 – Compras Públicas de Soluções Inovadoras

A professora Micheline Hoffmann entrevista neste episódio duas gestoras à frente de uma iniciativa pioneira na área. Karen Bayestorff é diretora de gestão de licitações e contratos da Secretaria de Estado da Administração (SEA-SC) e Carla Giani Rocha é gerente da Central Estratégica de Compras Públicas do Estado, também vinculada à secretaria.

O trabalho das duas – ambas também administradoras públicas graduadas pela Udesc Esag – resultou no decreto 842/2020 que regulamenta a contratação de soluções inovadoras por órgãos estaduais. Entre outras coisas, o decreto prevê a elaboração de um estudo técnico para justificar a necessidade de contratação de uma solução inovadora.

Manual

A pedido da SEA-SC, a turma de mestrandos e doutorandos em Administração da Udesc Esag da disciplina Inovação do Serviço Público, sob coordenação da professora Micheline Hoffmann, elaborou um manual para ajudar os órgãos públicos a elaborar este estudo técnico. O trabalho foi apresentado em dezembro à SEA, em videoconferência com participação também de representantes do Tribunal de Contas (TCE) e Ministério Público (MPSC).

O documento, com informações práticas e teóricas para auxiliar a preparação da contratação de uma solução inovadora por um órgão público estadual, será publicado em breve.

Podcast e blog

O podcast Inovação no Setor Público traz entrevistas com pesquisadores e profissionais sobre os desafios ligados ao tema. As entrevistas são conduzidas por alunos e professoresda disciplina Inovação no Serviço Público, no Mestrado e Doutorado em Administração da Udesc Esag.

Além da entrevista sobre compras públicas de soluções inovadores, o podast tem outros três episódios publicados. Eles abordam transformação digital no serviço público, laboratórios de inovação nos governos e cidades inteligentes.

Associado ao blog Inovação no Setor Público, lançado em 2020, o projeto é coordenado pela professora Micheline Hoffmann, ao lado do doutorando Gabriel Marmentini. O blog publica a produção científica dos alunos da disciplina, além de fazer uma curadoria de conteúdo.

Acesse o blog em inovacaosetorpublico.com.br.

Conheça outros podcast da universidade em udesc.br/podcasts.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa