Governo do Estado já emitiu mais de 120 mil alertas sobre casos de Covid-19 à população

A partir deste sábado, 11, o Governo do Estado passou a adotar o serviço de alertas via mensagens de texto SMS (Short Message Service) para alertar a população sobre casos confirmados de Covid-19 a uma distância aproximada de 200 metros da residência da pessoa infectada. “As mensagens enviadas serviram para atualizar a população sobre todos os casos positivados até agora em Santa Catarina”, explica o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca. Esse novo serviço abrange todos os municípios catarinenses. Em Florianópolis, as mensagens estão sendo enviadas pela prefeitura municipal.
O serviço é prestado em parceria com a Associação Catarinense de Medicina que disponibilizou a ferramenta tecnológica e o acesso à base de dados. Para receber o alerta, não é necessário fazer solicitação ou alterar endereços.

Como funciona o serviço:

Quando um caso é positivado, as informações são preservadas (anonimizadas), não sendo possível identificar a pessoa, nem tampouco o endereço exato do infectado. A partir daí, é estabelecido um parâmetro territorial, que neste caso é de 200 metros, para o cruzamento dos dados. Com a identificação dos aparelhos celulares dos residentes, (não há identificação do titular da linha) as mensagens são enviadas.
É importante que ao receber o SMS a pessoa verifique se o CEP listado corresponde ao seu atual endereço. “Caso tenha se mudado para um endereço diferente do apontado no SMS, o usuário deverá desconsiderar a mensagem de alerta, mas continuar a seguindo as recomendações gerais de quarentena”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração, Félix Fernando da Silva.

“Com mais esse serviço, o Governo do Estado amplia a oferta de informação às pessoas, permitindo que cada um possa redobrar os cuidados básicos para evitar a proliferação da doença em Santa Catarina”, explica o Secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino de Souza.

Outra novidade é utilização de um banco de dados com informações atualizadas e detalhadas sobre os casos de Covid-19. A plataforma está em fase final de estruturação, em parceria com a Social Good Brasil e logo deverá ser disponibilizada para acesso ao público.
Os serviços foram anunciados em coletiva de imprensa pelo Governador Moisés na última sexta-feira, 10.

Foto: Ricardo Wolffenbuttel

Texto: Krislei Oechsler