Secretaria de Estado da Administração

Gestão Eficiente: Serviços digitais do Governo do Estado avançam com novas inclusões no portal de serviços

A equipe da Diretoria de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração continua avançando na digitalização de serviços oferecidos pelo Governo do Estado aos cidadãos catarinenses. Nas últimas semanas, 20 novos serviços foram disponibilizados no portal SC.GOV.BR.

“Nossa meta até 2022 é digitalizar 100% de todos os serviços oferecidos pelo Estado. O objetivo é facilitar a vida das pessoas, evitando deslocamentos desnecessários e agilizando as entregas do Estado, conforme determinação do Governador Carlos Moisés”, disse o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.

Atualmente, mais de 200 serviços já estão disponíveis no formato digital. “A digitalização demanda uma série de etapas internas, desde o mapeamento dos processos, até a verificação das possibilidades de simplificação ou inovação na entrega do serviço. Com a rotina mapeada em conjunto com o órgão, promovemos a digitalização e a disponibilização no portal SC.GOV.BR.” disse o diretor de Tecnologia e Inovação, da Secretaria de Estado da Administração, Félix Fernando da Silva. 

Ele também lembra que, para o uso dos serviços digitais, o cidadão deve possuir sua conta digital gratuita oferecida pelo Governo Federal, disponível no portal GOV.BR. “Já são mais de 4 milhões de catarinenses aptos a utilizarem todas as facilidades deste  mundo digital”, explica o diretor.

Os novos serviços digitalizados em parceria com o IPREV, DETRAN, SEA e FCEE são:

  • IPREV – Solicitar pensão em caso de morte de servidor
    Benefício previdenciário pago aos dependentes do segurado do Regime Previdenciário, após a morte do segurado, nos termos da lei.
  • IPREV – Solicitar revisão dos valores de pensão
    Proceder a revisão dos valores da pensão por morte quando o(a) pensionista identificar que o valor do benefício está aquém ou além do que deveria receber.
  • FCEE – Realizar matrícula em atividades paradesportivas
    A Fundação Catarinense de Educação Especial oferece atividades paradesportivas para portadores de necessidades especiais. Agora, as matrículas podem ser realizadas de forma online.
  • SEA – Fornecedores da lista básica de materiais podem alterar atas de registros de preços ou atualizar valores de forma online.
    Serviço permite que empresas e representantes que fornecem rotineiramente para o Estado atualizem as atas de registros de preços, conforme necessidade de avaliação, facilitando as análises e a conclusão dos processos.

Serviços DETRAN

Credenciamento – Médico – Pessoa Física
Credenciamento – Clínicas Médicas – Pessoa jurídica
Credenciamento – Despachante de Trânsito
Credenciamento – Psicólogo – Pessoa Física
Credenciamento – Remarcação de Chassi
Credenciamento – Clínicas Psicológicas – Pessoa jurídica
Credenciamento – Empresa de Certificação Veicular
Credenciamento – Estampadora de Placas de Identificação Veicular
Renovação de Alvará – Clínicas Psicológicas – Pessoa jurídica
Renovação de Alvará – Psicólogo – Pessoa Física
Renovação de Alvará – Despachante de Trânsito
Renovação de Alvará – Clínicas Médicas – Pessoa jurídica
Renovação de Alvará – Médico – Pessoa Física
Renovação de Alvará – Remarcação de Chassi
Renovação de Alvará – Estampadora de Placas de Identificação Veicular

Detran digital

Sobre os serviços do Detran, o responsável pela área de credenciamentos,  Thael Nogueira da Gama Rosa, afirma que “a implantação de vários serviços digitais aos credenciados do Detran pela SEA e CIASC propiciou uma nova era “ganha-ganha” nesta relação, reduzindo consideravelmente a burocracia de todo o processo”.

Ele explica que o credenciado ganha com a inclusão de solicitações diretamente no sistema – como o de renovação de alvará de funcionamento – de forma ágil, com significativa redução de erros e possibilidade de acompanhamento até a conclusão do processo. Ganha o Detran, que recebe o processo já em formato eletrônico – anulando o esforço necessário para montá-lo de forma correta a partir dos documentos físicos, o que otimiza a conferência e conclusão. 

Além destes benefícios, com este serviço garante-se a isonomia no atendimento ao credenciado, independente da distância em que ele se encontra do Detran em Florianópolis, onde fica o setor de Credenciamento que é o responsável por toda a análise. 

“E por fim, ganha o cidadão, que conta com um serviço disponibilizado por algum de nossos credenciados mais rapidamente, como uma nova vistoria veicular mais perto de sua residência, por exemplo, conclui”.


Texto: Krislei Oechsler
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Administração