Sea

Logo sc.gov.br

Secretaria do Estado da Administração

ESCRITÓRIO DE GESTÃO DE PROCESSOS

Conheça a metodologia que criamos para a implantação do Modelo de Governança por Processos no Governo de Santa Catarina.
  1. Início
  2. /
  3. Eproc
  4. /
  5. Metodologia

METODOLOGIA

Um dos grandes objetivos da implantação do Modelo de Governança por Processos consiste em aumentar a capacidade do Governo do Estado de Santa Catarina em prestar serviços à sociedade. A Gestão por Processos visa contribuir para a sustentabilidade do desempenho do Estado com a estruturação do trabalho por meio de processos que agreguem valor à sociedade.

Para cumprimento dos seus objetivos, o EPROC estabeleceu metodologia para gerenciamento de processos, condensada no documento Guia de Gerenciamento de Processos – Metodologia EPROC e em um conjunto de modelos de artefatos para condução de iniciativas, levando em consideração a integração e articulação com outras disciplinas de gestão.

O objetivo desta metodologia é servir de instrumento de orientação aos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual na condução de iniciativas de gestão de processos, descrevendo as etapas e atividades a serem realizadas e os produtos a serem gerados no decorrer de uma iniciativa.

NOTAÇÃO

BPMN 2.0

A aplicação do Ciclo de Gestão de Processos, executada de forma contínua, permitirá aos seus executores a análise, o diagnóstico e a proposição das melhorias necessárias à otimização dos processos de negócio em análise, possibilitando o alcance de resultados mais consistentes e eficientes na execução das atividades em cada etapa do processo. O Guia Prático de Gestão de Processo dispõe o desdobramento de cada etapa do ciclo, orientando a condução das iniciativas de melhoria de processos, dispondo dos instrumentos e artefatos necessários a conclusão de cada etapa.