Secretaria de Estado da Administração

Edit

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Optio, neque qui velit. Magni dolorum quidem ipsam eligendi, totam, facilis laudantium cum accusamus ullam voluptatibus commodi numquam, error, est. Ea, consequatur.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Optio, neque qui velit. Magni dolorum quidem ipsam eligendi, totam, facilis laudantium cum accusamus ullam voluptatibus commodi numquam, error, est. Ea, consequatur.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Optio, neque qui velit. Magni dolorum quidem ipsam eligendi, totam, facilis laudantium cum accusamus ullam voluptatibus commodi numquam, error, est. Ea, consequatur.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Optio, neque qui velit. Magni dolorum quidem ipsam eligendi, totam, facilis laudantium cum accusamus ullam voluptatibus commodi numquam, error, est. Ea, consequatur.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Optio, neque qui velit. Magni dolorum quidem ipsam eligendi, totam, facilis laudantium cum accusamus ullam voluptatibus commodi numquam, error, est. Ea, consequatur.

MENU

SERVIÇOS

ESTRUTURA

site@sea.sc.gov.br

48

3665-1400

Digitalização de Serviços: Integração de plataforma com o Governo Federal facilita processos e unifica cadastros

Pensando na facilitação do acesso aos serviços digitais fornecidos pelo Governo do Estado, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e a Diretoria de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração (DITI/SEA) desenvolveram a integração entre o SGPE- Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos de Santa Catarina e a plataforma de identificação Gov.br, do governo federal. Agora, para acessar o portal estadual de processos, os cidadãos podem utilizar o mesmo login e senha do cadastro federal.
“Além de promover a unificação das políticas públicas de digitalização de serviços que também são defendidas pelo Governo Federal, a unificação de cadastros aumenta a segurança das transações digitais e simplifica a vida das pessoas, dispensando a manutenção de vários logins em diferentes plataformas. O ideal seria que o cidadão tivesse apenas um cadastro e uma senha e com essas credenciais e obtivesse de forma digital todos os serviços”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação da SEA- Felix Fernando da Silva.

Como funciona na prática

A plataforma Gov.br é um sistema de autenticação criado pela administração pública federal para unificar o acesso dos brasileiros aos serviços públicos digitais na esfera federal. A unificação com os sistemas estaduais é uma iniciativa da parceria entre a SEA e o CIASC, por meio do projeto Acesso SC. Segundo Robson da Cunha, da equipe do CIASC responsável pela integração, “a integração simplifica o uso desses serviços, que serão vinculados a uma única identificação”.
O SGPE é o sistema no qual são confeccionados e tramitados os documentos relativos à administração pública estadual. Fazendo login no Portal Externo SGPE em https://portal.sgpe.sea.sc.gov.br/portal-externo/inicio, o cidadão pode gerenciar seus processos que forem abertos digitalmente, na aba “Meus processos”. Estão disponíveis também as opções de assinatura digital e verificação de autenticidade de documentos.

 


Texto: Krislei Oechsler
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Administração