Decreto consolida NIDUS como laboratório de inovação do Governo SC

O Decreto n° 1.098 de 13 de janeiro de 2021, a ser publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 14, consolida as atividades do laboratório NIDUS, como o responsável por promover a inovação aberta no âmbito do Governo do Estado de Santa Catarina.

O laboratório tem a finalidade de estimular a cultura de inovação e empreendedorismo na gestão pública estadual, além de desenvolver, implementar, fortalecer e disseminar iniciativas inovadoras, de forma articulada, adotando métodos que estimulem a criação e a cooperação inovadora em Santa Catarina.

Foto: NIDUS/Divulgação

Coordenado pela Gerência de Inovação em Governo – GERIG, vinculada a Diretoria de Tecnologia e Inovação (DITI) da Secretaria de Estado da Administração, o NIDUS permite a conexão entre os principais atores dos ecossistemas de inovação. De acordo com a Gerente de Inovação Luana Bayestorff, o grande desafio é disseminar uma nova cultura entre os servidores.

“O ato de desenvolver processos e projetos inovadores, envolvendo instituições de pesquisas, startups e empresas, além gestão pública estadual é algo novo para Santa Catarina, mas estamos construindo uma boa base de conhecimento entre os servidores, com muitos cursos, oficinas e webinares, para transformar a gestão pública estadual, e tornar o governo de Santa Catarina digital, inovador e eficaz” afirma.

Foto: NIDUS/Divulgação

Inaugurado em dezembro de 2019, o NIDUS já apresentou propostas de inovação para todas as áreas do Governo catarinense. Neste tempo foram realizados 11 webinares de temas ligados a inovação da gestão pública, 11 desafios lançados, e 151 novas startups conectadas, além do programa destinado aos servidores do estado Nidus Motivator.

Em 2021, com a publicação do Decreto, Luana acredita que poderá fortalecer ainda mais o laboratório. “ Já temos programados projetos com a Defesa civil, IMA, Santur, Arquivo Público de Santa Catarina, Defensoria Pública, Procuradoria-Geral do Estado e Secretaria da Fazenda, além de uma nova parceria de editais de fomento com Fapesc”.

Texto: Rafaela Gesser