SEA

Secretaria de Estado da Administração participou de capacitação em gestão documental promovida pela AMOSC

A Secretaria de Estado da Administração, por meio da Gerência de Gestão Documental (GEDOC), da Diretoria do Arquivo Público (DIAP), participou da capacitação “Precisamos conversar sobre gestão documental nos municípios: estratégias para a governança eficiente”, promovida pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). O evento foi realizado no dia 23 de abril de 2025, no auditório da AMOSC, em Chapecó/SC, e reuniu servidores municipais do Poder Executivo e Legislativo, representando os municípios associados.

A iniciativa teve como objetivo aprimorar o conhecimento dos servidores sobre práticas eficientes de gestão documental, contribuindo diretamente para a melhoria da governança pública municipal. Ao longo do treinamento, foram abordados temas como legislação aplicável à gestão documental, implementação de Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos (CPADs), produção e padronização administrativa, desafios na gestão de documentos públicos e digitalização de documentos.

Também foram discutidas questões estratégicas relacionadas à Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e boas práticas municipais, fundamentais para fortalecer a transparência, a eficiência administrativa e promover a cidadania.

Foto: Assessoria de Comunicação / AMOSC

A DIAP foi representada pela Gerente de Gestão Documental, Sra. Mille Anny de Albuquerque Cassol Gesser, que reforçou a necessidade de os municípios implementarem políticas eficientes de gestão documental, garantindo maior organização da informação, conformidade normativa e preservação do patrimônio documental. O evento também proporcionou espaço para debates e esclarecimento de dúvidas, promovendo a troca de experiências entre os participantes.

A Secretaria de Estado da Administração, por meio da Diretoria do Arquivo Público e em conformidade com a proposta do Sistema Estadual de Arquivos, estabelecido pela Lei Estadual nº 18.702/2023, reafirma seu compromisso com a disseminação de boas práticas na gestão documental dos municípios. Nesse sentido, promove iniciativas que consolidam a gestão documental como um instrumento essencial para a eficiência administrativa, a qualificação do gasto público e o fortalecimento da governança pública municipal, contribuindo para uma administração mais transparente, organizada e estratégica.

Fonte: ASCOM / SEA