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Secretaria de Estado da Administração fortalece aproximação com municípios por meio de capacitação na AMUREL

A Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina (SEA), em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (FECAM), vem ampliando sua atuação junto aos municípios por meio de um projeto de aproximação e cooperação voltado à modernização da administração pública municipal. Como parte dessa iniciativa, no dia 5 de maio de 2025, foi realizada uma capacitação sobre Gestão Documental e Arquivo Público na sede da Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL), em Tubarão/SC, reforçando o compromisso com a eficiência na gestão documental e a preservação do patrimônio informacional.

O evento reuniu servidores responsáveis pela gestão documental dos órgãos municipais, integrantes dos gabinetes das prefeituras e demais interessados das associações municipais. A programação abrangeu temas fundamentais para a organização e governança documental, incluindo fundamentos da gestão documental, legislação aplicável, implementação de Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos (CPADs), padronização administrativa e digitalização de documentos.

Além disso, foram debatidos aspectos estratégicos sobre o papel dos arquivos públicos municipais na preservação da memória institucional e os impactos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na transparência e disponibilização de acervos documentais. Também foram apresentadas boas práticas e soluções inovadoras para aprimorar a gestão documental no setor público.

Foto: Assessoria de Comunicação / AMUREL

A SEA esteve representada pela Gerente de Gestão Documental (GEDOC), Mille Anny de Albuquerque Cassol Gesser, e pela Gerente do Arquivo Permanente (GEARP), Juçara Nair Wollf, ambas vinculadas à Diretoria do Arquivo Público (DIAP) e referências na área arquivística em Santa Catarina. A participação das especialistas reforçou a importância da capacitação técnica e da adoção de estratégias eficientes de gestão documental nos municípios.

O evento também contou com a presença do Diretor Executivo da AMUREL, Sr. Celso Heidemann, que reforçou o compromisso da associação na promoção da capacitação dos servidores municipais e no fortalecimento das boas práticas de gestão documental.

A Secretaria de Estado da Administração, com o apoio da FECAM, segue firme no compromisso de fortalecer a governança documental nos municípios catarinenses, promovendo iniciativas que qualifiquem a administração pública, aprimorem a transparência e assegurem a preservação do patrimônio documental. Capacitações como essa demonstram a relevância da gestão documental para o desenvolvimento institucional e consolidam a SEA/SC como parceira fundamental na estruturação de políticas arquivísticas eficientes.

Fonte: ASCOM / SEA