SEA no Profisco II SC: secretaria apresenta avanços dos projetos durante missão de supervisão do BID
A Secretaria de Estado da Administração (SEA) apresentou, na manhã desta quinta-feira (23 de outubro de 2025), os avanços e resultados dos projetos executados no âmbito do Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Santa Catarina (PROFISCO II SC), durante a missão de supervisão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A reunião ocorreu às 9h, na sala de reuniões da Diretoria de Administração Tributária (DIAT), da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), e contou com a presença dos representantes do BID, do Gabinete da SEA, representado pelo chefe de gabinete e coordenador geral do PROFISCO na SEA, Marcus Vinicio, além das equipes da Coordenadoria de Governança (CGOV), da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP), da Diretoria de Gestão Patrimonial (DGPA) e da Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos (DGLC).
Durante o encontro, foram apresentados os andamentos de todas as Notas Técnicas da Secretaria, demonstrando o comprometimento das equipes com a execução das ações e os resultados alcançados até o momento. A missão também proporcionou um importante espaço de diálogo entre o Banco e o Estado, permitindo esclarecimento de dúvidas tanto por parte dos representantes do BID quanto das equipes técnicas da Secretaria.
O momento foi marcado por trocas construtivas e alinhamento técnico, reforçando a parceria entre o Estado e o Banco para o fortalecimento da gestão fiscal.
De acordo com Ana Paula Fingerhut, integrante da equipe da DGDP e líder do subproduto responsável pela governança das ações de capacitação dos cinco órgãos partícipes do programa, o primeiro ano de execução trouxe aprendizados significativos:
“Este primeiro ano de execução do PROFISCO II SC representou um marco de aprendizado e amadurecimento para todos os envolvidos — servidores, gestores e o próprio Estado. Enfrentamos o desafio de lidar com novas modalidades de contratação e gestão exigidas pelo BID, o que nos impulsionou a evoluir de forma acelerada. Essa experiência fortaleceu nossa capacidade técnica e ampliou nossa visão sobre a importância da modernização da gestão fiscal. Agora, ao construir o Plano de Capacitações 2026, levamos conosco as lições aprendidas em 2025 para formar servidores ainda mais preparados e comprometidos com a transformação da administração pública catarinense.”
Com a participação na missão de supervisão, a SEA reforça seu compromisso com a execução qualificada dos projetos, assegurando a transparência, eficiência e o alcance dos objetivos de modernização da gestão fiscal do Estado, que transcendem o período de vigência do programa e fortalecem a administração pública catarinense.