SEA no Profisco II SC: Equipe da DGDP participa do Congresso Catarinense de Recursos Humanos de 2025

Nos dias 09, 10 e 11 de julho, doze servidores da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP) participaram do Congresso Catarinense de Recursos Humanos (CONCARH 25), realizado em Florianópolis. A iniciativa estava prevista no Plano de Capacitação do Profisco II SC para o ano de 2025.
O evento foi uma verdadeira imersão de 03 dias de muito aprendizado, troca de experiências e networking com os maiores nomes da gestão de pessoas e RH do Brasil. A missão foi conhecer e trazer o que há de mais moderno e eficiente para a gestão de recursos humanos no setor público, sempre buscando valorizar nossos servidores e otimizar o serviço público.
O congresso dedicou bastante tempo e espaço para conversas e discussões sobre o impacto da inteligência artificial no cotidiano das atividades de recursos humanos, incluindo a utilização de automação em processos de seleção ou contratação de novos servidores, assim como identificar lacunas em relação às habilidades e direcionar os treinamentos dos servidores.
Também houve discussões sobre temas de responsabilidade social, como o etarismo, levando à reflexão sobre a necessidade de construir projetos que promovam a inclusão e a diversidade, assim como sobre a necessidade do investimento em programas de qualidade de vida e suporte psicológico aos servidores.


De acordo com a servidora Ana Paula Galvão Fingerhut, líder Subproduto 1.2.3 – Capacitação Continuada do Profisco II: “O evento foi incrível! Participar do Congresso de Gestão de Pessoas 2025 foi uma experiência enriquecedora. Tivemos a chance de nos aprofundar nas tendências mais recentes e inovadoras das práticas em gestão de pessoas, com destaque na aplicação da Inteligência Artificial no mundo do trabalho. Foi possível compreender o papel da IA em desburocratizar e agilizar o serviço público, preservando a autenticidade das pessoas. Embora a jornada de implementação de tantas modernidades seja extensa, o importante é iniciar esse processo.”
“Participar do CONCARH 2025 foi uma experiência extremamente enriquecedora e inspiradora. O evento reuniu profissionais com um propósito comum: repensar o papel da gestão de pessoas diante dos novos desafios do mundo do trabalho. As palestras abordaram temas atuais e relevantes, como inteligência artificial, diversidade e inclusão, bem-estar organizacional, cultura e liderança em tempos de transformação. Foi uma oportunidade valiosa para adquirir novos conhecimentos, trocar experiências e ampliar o olhar estratégico sobre as práticas de RH”, comenta Cristiane Grando, Gerente de Projetos da nota técnica de Gestão de Pessoas do Profisco II.

A Diretora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Lonita Catarina Aiolfi, destaca a importância da capacitação continuada dos servidores: “Estar sempre atualizado sobre as melhores práticas e as novas tecnologias é fundamental para que o servidor possa responder aos desafios contemporâneos com as soluções mais adequadas para a gestão pública.”
Com diversos projetos envolvendo inovação e modernização, o Profisco II SC tem como premissa o incentivo à capacitação dos servidores das áreas responsáveis pelos projetos. Ainda para este ano, outras 18 ações de capacitação estão planejadas na SEA, com participação de 350 servidores.
Por liderar a nota técnica responsável pela Gestão de Pessoas no Profisco II SC, a DGDP concentra a compilação das demandas de capacitação dos cinco órgãos participantes do programa: SEF, SEA, SEPLAN, CGE e PGE. Compõem a equipe dessa parte do projeto as servidoras Ana Paula Galvão Fingerhut, Cristiane Grando e Helena de Freitas Ferreira.
Sobre o Profisco II SC
O Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Santa Catarina – Profisco II SC tem o objetivo de aprimorar a gestão fiscal do Estado e conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com execução prevista até dezembro de 2028, são 50 milhões de dólares financiados junto ao BID e 5,6 milhões de dólares de contrapartida do Estado.
A SEA participa com iniciativas nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão de Compras e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio, com aproximadamente 47 milhões de reais de investimento. O acompanhamento dos projetos é uma das ações da Coordenadoria de Governança (CGOV).
Fotos: Acervo pessoal SEA