SEA no Profisco II SC: DGLC envia processo de contratação para padronização do cadastro de materiais e serviços

A Secretaria de Estado da Administração (SEA) encaminhou para a Unidade de Coordenação de Projeto (UCP/Profisco/SEF) o processo de contratação de empresa especializada em saneamento, padronização, catalogação e elaboração de especificações de materiais e serviços utilizados pelo Governo de Santa Catarina.
A iniciativa integra o Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado – PROFISCO II/SC, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem como objetivo corrigir inconsistências, eliminar duplicidades e atualizar o Catálogo de Materiais e Serviços do sistema corporativo SIPAC, que hoje conta com cerca de 49,7 mil itens cadastrados.
O contrato prevê, além da revisão e padronização dos dados, a migração para o novo sistema e o treinamento de servidores, com prazo de execução de até 12 meses. A medida busca aumentar a eficiência, a transparência e a governança nas aquisições públicas, facilitando o planejamento de compras e o controle patrimonial.
A área responsável pelo projeto é a Gerência de Planejamento de Compras Públicas da Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos. Segundo a gerente Cintia Zimmermann Melo, “o saneamento da base de dados de materiais e serviços é estratégico para aumentar a eficiência das contratações públicas no Estado de Santa Catarina. A padronização de descrições, especificações e nomenclaturas evita duplicidades, reduz ambiguidades e garante aquisições com informações claras e precisas. Essa prática permite identificar itens comuns entre órgãos, viabilizar compras centralizadas, eliminar cadastros obsoletos e prevenir desperdícios, otimizando a aplicação dos recursos públicos. Com dados organizados, as pesquisas de preços tornam-se mais assertivas e as licitações mais competitivas”.
Trata-se de um investimento em governança e eficiência, que fortalece a integração de sistemas, a rastreabilidade das informações e a capacidade do Estado de atender às demandas da sociedade de forma ágil, econômica e eficaz.

Sobre o Profisco II SC
O Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Santa Catarina – Profisco II SC tem o objetivo de aprimorar a gestão fiscal do Estado e conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com execução prevista até dezembro de 2028, são 50 milhões de dólares financiados junto ao BID e 5,6 milhões de dólares de contrapartida do Estado.
A SEA participa com iniciativas nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão de Compras e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio, com aproximadamente 47 milhões de reais de investimento. O acompanhamento dos projetos é uma das ações da Coordenadoria de Governança (CGOV).