SEA no Profisco II SC: Consultoria para diagnóstico e proposição de soluções para modernizar as compras públicas do Estado

A Secretaria de Estado da Administração avança para uma etapa decisiva no processo de modernização da gestão pública, especialmente no que se refere às compras governamentais. Com o apoio do Profisco II SC, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, será realizado um estudo técnico aprofundado voltado à reestruturação e aprimoramento dos fluxos, sistemas e dados que sustentam o processo de compras públicas em nosso Estado.
Para a Diretora de Gestão de Licitações e Contratos da SEA Francieli Alves Correa, trata-se de uma iniciativa estratégica: “Ao contratar consultoria especializada para diagnosticar e propor soluções tecnológicas, estamos reafirmando o compromisso do Governo de Santa Catarina com a eficiência, a transparência e a sustentabilidade dos gastos públicos.”
A análise abrangerá todo o ecossistema que integra as aquisições estaduais — desde os sistemas que operam o fluxo de compras até a forma como os dados são organizados, compartilhados e utilizados para tomada de decisão. O objetivo é claro: identificar e estruturar soluções que proporcionem automação de processos, integração inteligente de informações e maior controle e rastreabilidade, fortalecendo a governança e gerando economia aos cofres públicos.
“Esta consultoria é um passo crucial para levar inovação e eficiência a todo o ciclo de compras públicas”, afirma Ramiro Passos Cavalheiro, servidor da SEA e coordenador da seção do projeto responsável pelo estudo. Segundo ele, o diagnóstico dará o suporte técnico necessário para elevar o padrão de governança do Estado.
No momento, o processo de contratação da consultoria está na Comissão de Contratação do Profisco para iniciar a etapa de seleção. O contrato terá duração de 12 meses e os resultados orientarão as fases seguintes do projeto de fortalecimento da gestão de compras do Estado.
Investir em modernização, com base em evidências técnicas e com visão sistêmica, é uma decisão que coloca Santa Catarina na vanguarda da gestão pública nacional — mais eficiente, mais transparente e cada vez mais conectada com as expectativas da sociedade.
Sobre o Profisco II SC
O Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Santa Catarina – Profisco II SC tem o objetivo de aprimorar a gestão fiscal do Estado e conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com execução prevista até dezembro de 2028, são 50 milhões de dólares financiados junto ao BID e 5,6 milhões de dólares de contrapartida do Estado.
A SEA participa com iniciativas nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão de Compras e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio, com aproximadamente 47 milhões de reais de investimento. O acompanhamento dos projetos é uma das ações da Coordenadoria de Governança (CGOV).
Foto: Banco de Imagens / Freepik