Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. SEA lança cursos EaD...

SEA lança cursos EaD para servidores do Estado

A Secretaria de Estado da Administração em parceria com a ENA Virtual, da Fundação Escola de Governo ENA, lança dois cursos, na próxima segunda-feira – 15, na modalidade EaD. 

O curso de Introdução à Gestão Documental na Administração Pública, ofertado pela Gerência de Gestão Documental, da Diretoria de Tecnologia e Inovação da SEA,  abre as inscrições na segunda-feira, 15, para a sua primeira turma de 2021. O curso também é na modalidade EaD, com carga-horária de 20 horas e ministrado por meio da plataforma Ena Virtual. São 150 vagas disponibilizadas nesta turma, e as inscrições encerram-se no dia 20 de março.

O Curso tem por objetivo introduzir conceitos que permeiam a gestão de documentos, dispor sobre os impactos da transformação digital no atual contexto do Estado, e o tratamento dos documentos para evitar perda de informações, além de explicar conceitos, procedimentos e padronização de documentos digitais. Podem participar servidores efetivos e comissionados. Dúvidas sobre o curso de Gestão documental podem ser enviadas por e-mail para gedoc@sea.sc.gov.br

Já a 3° edição do curso Gestão de Processos de Negócios, promovido pelo Escritório de Processos da SEA, esgotou suas vagas em poucos minutos após a divulgação. O curso é ofertado na modalidade EaD com carga horária prevista de 16 horas-aula, em parceria com a ENA virtual. O início do curso está previsto para acontecer na já na próxima semana. Para esta edição foram abertas 20 vagas, porém novas datas já estão definidas para a 4° e 5° turmas: 03 de maio e 05 de julho, respectivamente.

 De acordo com a equipe do EPROC, o curso tem por objetivo introduzir conceitos de Gestão por Processos, bem como a notação BPMN e a metodologia desenvolvida pelo Eproc-SC, e é destinado a todos os servidores interessados no tema e, especialmente, aos envolvidos nas iniciativas de melhoria de processos e que participam como integrantes dos Nuproc’s (Núcleo de Gestão de Processos) de todos os órgãos do Estado. “A Gestão por Processos visa contribuir para a sustentabilidade do desempenho do Estado com a estruturação do trabalho por meio de processos que agreguem valor à sociedade”, avalia Marcelo Eduardo Schubert, coordenador do EPROC.

Ao final da capacitação, os participantes terão aprendido conceitos básicos de gerenciamento de processos de negócio, com noções em: Notação BPMN; Hierarquia de processos e cadeia de valor; Modelo de Governança por Processos do Governo de SC. Além disso, estarão aptos a executar o ciclo de gestão em processos de baixa e média complexidade. Para sanar dúvidas a respeito das próximas edições, os servidores podem entrar em contato com o EPROC através do e-mail contato@eproc.sc.gov.br.

 

o


 

Texto: Rafaela Gesser
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Administração