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Secretaria do Estado da Administração

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SEA adere ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

Graças à participação e engajamento de suas diretorias e coordenadorias, a Secretaria de Estado da Administração (SEA) é mais um dos órgãos do Governo SC a aderir ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC).

Por meio de sua Coordenadoria de Controle Interno e Ouvidoria, a SEA foi convidada a responder um questionário de autoavaliação do seu nível de vulnerabilidade em relação à corrupção, por meio da plataforma online e-Prevenção.

A plataforma permite evidenciar os pontos mais suscetíveis a falhas dentro do órgão. A partir do questionário, o programa produz um relatório, que apresenta o desempenho da organização quanto à aderência às boas práticas de prevenção à fraude e à corrupção.

“A preocupação do programa é com a prevenção e o planejamento. Por meio do questionário de autoavaliação, a plataforma nos indica o caminho a seguir, seja pelo estabelecimento de plano de ação, seja reforçando os sistemas de controle já utilizados”, explica o coordenador de Controle Interno e Ouvidoria, Fabricio Stopassoli.

O PNPC envolve gestores e controladores de todos os poderes e esferas com o objetivo de aprimorar as estruturas de governança, integridade, gestão de riscos e controle interno. Lançado em maio de 2021, o programa é uma iniciativa da Ação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro e tem o apoio do Tribunal de Contas da União e da Controladoria-Geral da União.

No momento, as Secretarias do TCU nos Estados (SECs) estão realizando o recadastramento de mais de 15 mil organizações públicas, dos três poderes e dos três entes federativos. As ações executadas no âmbito do PNPC serão acompanhadas pelo TCU por meio de um processo de levantamento que será conduzido pela Secretaria de Orientação, Métodos, Informações e Inteligência (Soma).