Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Reunião do colegiado: Área...

Reunião do colegiado: Área temática de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico foi a pauta contemplada com oito indicadores avaliados.

Na reunião do colegiado desta terça-feira, 3, sob o comando do governador Carlos Moisés foram apresentados e discutidos indicadores relacionados à área de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico. Foram acompanhadas as ações que vêm sendo coordenadas para impulsionar mais oito indicadores de desempenho catarinense. Sendo que quatro já foram apresentados em ciclos anteriores e foram citados como forma de acompanhar a evolução do trabalho, outros quatro indicadores foram monitorados pela primeira vez neste ciclo. 

O Badesc apresentou o indicador sobre as liberações de recursos via Fundo Garantidor de Créditos para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas; a secretaria de Agricultura apresentou a evolução da implantação da rede de internet em zonas rurais e o indicador sobre o Observatório do Agronegócio- plataforma que concentra ações e informações sobre agronegócios para investidores catarinenses; a Fapesc apresentou o indicador de projetos implantados, com a evolução de editais abertos: foram 64 editais nos últimos três anos (em comparação com 30 lançados entre 2015 e 2018), além do indicador sobre a produção acadêmica; enquanto a secretaria de Articulação Internacional mostrou as ações  para atrair investimentos internacionais com apresentação do casting dos atrativos de Santa Catarina a outros países; por fim, a secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável trouxe as ações para zoneamentos econômicos ecológicos e as estratégias adotadas para favorecer e acelerar a abertura de novas empresas no Estado. 

 

Foto: Raony Osório

De acordo com dados da Jucesc há cerca de 1 milhão empresas ativas em Santa Catarina. “Somente em 2021 foram abertas 107 mil novas empresas. Nosso ideal é realizar todo o processo até emissão do alvará de funcionamento, com prazo de até 5 dias para todos tramites necessários. “ disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Bulligon. 

O governador Carlos Moisés apontou a necessidade de avançar ainda mais nas conversas com os municípios para impulsionar o crescimento econômico do Estado em todas as regiões. “O desafio para os gestores é criar estratégias mais claras em projetos para os municípios acelerarem o desenvolvimento  com abertura de novas empresas. É preciso criar condições para que os processos também sejam facilitados para os municípios”, disse.

A reunião faz parte do segundo ciclo de avaliação dos indicadores. Restam ainda quatro encontros para iniciar um novo ciclo em que novos indicadores das quatro áreas contempladas serão analisados ou reapresentados, para acompanhamento da evolução e avaliação da equipe sobre possíveis ajustes no programa ou manutenção do plano de trabalho.


Texto: Krislei Oechsler
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Adminsitração