SEA

“MAIO LARANJA” é tema de palestra para funcionários da Diretoria de Saúde do Servidor

Nesta segunda-feira (26/05), a Diretora Jaqueline Severino Amaral Dias, da Diretoria de Saúde do Servidor (DSAS), da Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina (SEA), fez a abertura da palestra proferida pela Assessora da Diretoria, a psicóloga Maíra Carolina Abreu, que possui pós-graduação em psicologia clínica, além de hipnoterapia ericksoniana.

A profissional Maíra levou ao conhecimento dos servidores da DSAS, que a campanha Maio Laranja surgiu para conscientizar e mobilizar a sociedade em torno do combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, especialmente no âmbito do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é celebrado no dia 18 de maio.

Apesar da existência da legislação e dos órgãos protetores, parte das vítimas de abusos sexuais apresenta resistência em denunciar os agressores. Entre os motivos da omissão da violência, estão medo (de ser julgada pela sociedade; de sofrer represália quando o agressor é uma figura de poder ou considerada pessoa de confiança), vergonha, burocracia das investigações e sensação de impunidade no julgamento dos culpados.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a maior parte das vítimas de estupro é constituída de crianças e adolescentes, em torno de 70% dos casos denunciados. Os agressores mais recorrentes são membros da própria família ou pessoas do convívio da vítima.

Foto: Acervo pessoal