Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Indicadores da Segurança Pública...

Indicadores da Segurança Pública catarinense foram pauta da reunião do colegiado desta semana

Em mais um encontro comandado pelo Governador Carlos Moises, na manhã desta terça-feira, 6, no Centro Administrativo do Governo do Estado, no bairro Saco Grande, na Capital, foram apresentados e discutidos outros sete indicadores de desempenho que norteiam a gestão pública catarinense em busca de resultados positivos. Desta vez, todos os indicadores apresentados estão contemplados na área temática de Desenvolvimento Social e são gerenciados pelas instituições que compõem o colegiado Superior de Segurança Pública e a secretaria de Administração Prisional.

 

O encontro começou com a apresentação dos índices de inquéritos policiais, encaminhados à justiça, com indiciamento dos autores por crimes relacionados à violência doméstica. Indicador acompanhado de perto pelo Conselho Superior de Segurança Pública e apontado pelo governador Carlos Moisés como prioritário para melhorar  ainda mais os índices de segurança catarinense.

 

Em seguida, a Polícia Militar apresentou os números de mortalidade em acidentes de trânsito nas rodovias estaduais. Enquanto a Polícia Civil mostrou o considerável aumento na procura pela Delegacia Virtual para registro de ocorrências das mais diversas, em detrimento do deslocamento físico dos comunicantes até as delegacias no último ano, considerando a digitalização dos serviços também como uma das bandeiras do governo catarinense  para facilitar o acesso das pessoas ao Estado. O indicador apresentado pelo Instituto Geral de Perícias foi sobre a evolução na proposta de utilização do CPF como registro único, além de terem mostrado a utilização de uma ferramenta, ainda em fase de testes,  para reconhecimento biométrico em vítimas de acidentes ou óbitos sem identificação civil.

 O indicador do Corpo de Bombeiros Militar foi sobre a evolução dos downloads do aplicativo “Praia Segura” ao longo das temporadas de verão,  com informações de postos de guarda-vidas, segurança nas praias e condições do mar, proporcionando condições de escolha do tipo da praia para o perfil de cada turista. O aplicativo também mostra a localização dos postos de guarda-vidas com estrutura de cadeiras para banho de mar adaptadas para portadores de deficiência física ou mental.

A estruturação dos municípios catarinenses para prevenção e atendimento em casos de catástrofes climáticas foi o indicador apresentado pela secretaria de Defesa Civil do Estado.  Por fim, o indicador sobre a quantidade de interdições totais ou parciais em unidades prisionais do Estado encerrou a pauta do dia. Com destaque do governador Carlos Moisés para agilizar os entraves que dificultam o andamento das obras ou da ocupação regular dos presídios catarinenses.

“Ao todo, ao longo de seis reuniões avaliativas, já foram apresentados 30 indicadores de três áreas temáticas, Infraestrutura e Mobilidade, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social. Na próxima semana serão apresentados mais seis indicadores da área temática de Gestão Pública e encerramos o primeiro ciclo de análises com a reunião do colegiado pleno de Governo. Dessa forma, vamos avançando no acompanhamento dos indicadores catarinenses, para leva-los a patamares mais elevados e, assim, alavancar o desenvolvimento do Estado em todas as áreas”, explica Giovani Cardoso Pacheco coordenador do sistema de Gestão de Resultados da Secretaria de Estado da Administração.