Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Governo Aberto SC- Secretaria...

Governo Aberto SC- Secretaria de Administração e CGE apostam em novos instrumentos de avaliação dos serviços públicos

Para aperfeiçoar os serviços públicos pensando em novas formas de avaliação e mensuração da qualidade dos serviços prestados, a Secretaria de Estado da Administração (SEA) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE), estão apostando em novas estratégias de gestão. Entre elas está a criação de um conselho de usuários, a adoção de novas ferramentas tecnológicas de avaliação dos serviços digitais e a implantação de um novo sistema de ouvidoria e acesso à informação. O projeto é um dos quatro compromissos firmados no 1º Plano de Ação SC Governo Aberto, que será lançado oficialmente nesta quarta-feira, 22, às 14h, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.

 O Conselho de Usuários está previsto na Lei Federal nº 13.460/2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos da administração pública. “É um instrumento já consolidado na União e com muito potencial para promover melhorias no atendimento às necessidades da população catarinense”, afirma o controlador-geral do Estado, Cristiano Socas da Silva.

Para promover a participação social, a Secretaria de Estado da Administração vai desenvolver ferramentas tecnológicas que objetivam auxiliar o processo de avaliação de serviços digitais do governo. Paralelamente, a pasta planeja desenvolver e publicar metodologia de avaliação de serviços públicos, incluindo critérios básicos de avaliação, ciclos avaliativos e feedbacks para melhoria e ranking de avaliação.

“É fundamental que o Estado tenha ferramentas para avaliar seus serviços, em especial os que estamos transformando para o formato digital. Precisamos escutar as pessoas, coletar opiniões e sugestões. Só assim poderemos evoluir, oferecendo serviços melhores e mais vantajosos para todos”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração, Felix Fernando da Silva.

Seguindo essa  linha, a CGE também vai implantar um novo sistema de ouvidoria e acesso à informação. Um dos objetivos é que a ferramenta ofereça informações gerenciais das manifestações feitas pelos cidadãos à Ouvidoria-Geral do Estado. “O cidadão é o detentor dos pontos fortes e fracos da gestão pública. Ele é a chave para que possamos planejar políticas públicas em sintonia com a sociedade”, afirma Socas.


 

 Informações adicionais para imprensa

Krislei Oechsler
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Administração – SEA
E-mail: comunicacao@sea.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-1636 /(48) 99105-4085
www.sea.sc.gov.br

Cléia Schmitz
Assessoria de Imprensa
Controladoria-Geral do Estado
E-mail: cschmitz@cge.sc.gov.br
(48) 3664-5651 / (48) 99128-1980
www.cge.sc.gov.br