Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Eproc Day destaca os...

Eproc Day destaca os melhores exemplos na Gestão de Processos do Governo SC

Realizado nesta quinta-feira (10), o 1º Encontro de Gestão de Processos de Negócios do Governo de Santa Catarina (Eproc Day) reuniu os cases de sucesso aplicados nas secretarias, fundações e órgãos do Governo de Santa Catarina com foco na gestão de Processos de Negócios.

Promovido no auditório Deputada Antonieta de Barros (Assembleia Legislativa), o evento abordou o tema Gerenciamento de Processos de Negócios e apresentou casos práticos de implementação em organizações públicas do Poder Executivo Estadual. Mais de 150 pessoas participaram presencialmente do evento, transmitido também online.

A cultura de melhorias positivas dentro das repartições públicas já é uma realidade. Órgão ligado à Secretaria de Estado da Administração (SEA), o Escritório de Gestão de Processos (Eproc) tem o objetivo de apoiar todos os órgãos do Poder Executivo de SC na compreensão e gestão de seus processos, a fim de reduzir o risco de erros, minimizar os custos operacionais e ganhar agilidade. Para isso, busca disseminar a cultura para transformação e melhoria contínua de processos a partir de capacitação, ferramentas e apoio metodológico alinhados à estratégia governamental e às necessidades da sociedade.

Julio Cavalheiro, SECOM

“Esse evento é de fundamental importância para a administração pública catarinense. A gestão de processo é um dos pilares do modelo de gestão que este governo adotou, de acordo com o disposto na Lei Complementar 741 de 2019. Com ela, a cultura de melhorias positivas dentro das repartições públicas já é uma realidade”, destaca o secretário de Estado da Administração, Luiz Antônio Dacol.

Consultor de empresas de base tecnológica, o palestrante Marcelo Bittencourt destacou o papel da Gestão de Processos no poder público, e exemplos práticos de Cadeia de Valor. “São práticas já muito utilizadas nas empresas privadas, que agora começam a ser adotadas na gestão pública. Nesse sentido, Santa Catarina tem sido um polo de inovação, e o governo catarinense um exemplo para Estados e municípios de todo o país”, afirmou.

Julio Cavalheiro, SECOM

Um dos exemplos mais exitosos da Gestão de Processos no Governo foi apresentado no painel “Construção colaborativa do protocolo de atendimento integrado às mulheres vítimas de violência “. Com o apoio dos Núcleos de Processo (Nuprocs), tem sido possível realizar um trabalho que reúne Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado da Saúde e Polícia Científica no atendimento efetivo às mulheres que sofrem com a violência física e sexual.

Vicente Schmitt, Agência AL

Já o painel “Desmistificando a construção da Cadeia de Valor” mostrou os bons exemplos da gestão de processos desenvolvidos na Fesporte, Secretaria de Administração Prisional (SAP), Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) e SEA.

O coordenador de Gestão Estratégica do Governo catarinense, Wladimir Dalfovo, é também o responsável pelo Núcleo de Processos da SEA. “Trata-se de uma secretaria-meio, responsável por seis sistemas administrativos. A gente deu início a esse processo com a análise das normas, da legislação do órgão, e em seguida conhecer os processos. Foi fundamental trabalhar a mudança de cultura da SEA, selecionando os processos com abrangência sistema até os demais órgãos do governo”, detalhou.

“Com o Eproc Day, conseguimos mostrar como o Estado está organizando seus processos, que estão sendo reestruturados e repensados junto com os demais órgãos da administração catarinense. O resultado é a entrega de serviços melhores e mais ágeis à sociedade”, avaliou o coordenador do Eproc, Marcelo Eduardo Schubert.

A realização do Eproc Day contou com o apoio da Assembleia Legislativa e Escola do Legislativo de Santa Catarina.

Assista ao Eproc Day: