Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Engenheiros e técnicos agrimensores...

Engenheiros e técnicos agrimensores contratados pela SEA iniciam atualização de valores e georreferenciam imóveis do Estado

29 DE JANEIRO DE 2020

Os técnicos em agrimensura e engenheiros civis contratados pela secretaria da Administração (SEA), em janeiro deste ano, para atuação junto à diretoria de Patrimônio, iniciaram as atividades de avaliação e georreferenciamento dos bens imóveis do estado. Os trabalhos são em continuidade ao inventário, já iniciado no ano passado, e que listou um total de 4.744 terrenos e 4.006 edificações, avaliados, até então, em cerca de R$7,7 bilhões de reais.

 

“Os valores de mercado dos bens precisam ser atualizados constantemente, pois interferem no poder de investimentos do Estado. Agora, a  prioridade da equipe são os imóveis que serão alienados, pela falta de interesse público nas ocupações. O objetivo é impedir que a depreciação desvalorize o preço de mercado“, disse o diretor de Gestão Patrimonial da SEA, Welliton Saulo da Costa.

 

 

Quanto ao georreferenciamento, Welliton explica que a intenção é melhorar o acompanhamento e gestão dos bens públicos com uso de novas tecnologias.

“Numa primeira etapa, o registros dos imóveis foram confrontados com o sistema de gestão atual. Com o georreferenciamento, vamos poder buscar alternativas e softwares mais eficazes nesse trabalho, pois além da administração de prazos e documentos contratuais há necessidade da gestão física dos espaços,“ disse.

 

Em Florianópolis, as atividades começaram pelo prédio onde funcionava a imprensa oficial, no bairro Saco dos Limões. Com a saída do Arquivo Público do local o imóvel estará pronto para ser alienado.

 

Krislei Oechsler- Jornalista

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Administração

ÚLTIMAS NOTÍCIAS