Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Digitalização de Serviços: Integração...

Digitalização de Serviços: Integração de plataforma com o Governo Federal facilita processos e unifica cadastros

Pensando na facilitação do acesso aos serviços digitais fornecidos pelo Governo do Estado, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e a Diretoria de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração (DITI/SEA) desenvolveram a integração entre o SGPE- Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos de Santa Catarina e a plataforma de identificação Gov.br, do governo federal. Agora, para acessar o portal estadual de processos, os cidadãos podem utilizar o mesmo login e senha do cadastro federal.
“Além de promover a unificação das políticas públicas de digitalização de serviços que também são defendidas pelo Governo Federal, a unificação de cadastros aumenta a segurança das transações digitais e simplifica a vida das pessoas, dispensando a manutenção de vários logins em diferentes plataformas. O ideal seria que o cidadão tivesse apenas um cadastro e uma senha e com essas credenciais e obtivesse de forma digital todos os serviços”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação da SEA- Felix Fernando da Silva.

Como funciona na prática

A plataforma Gov.br é um sistema de autenticação criado pela administração pública federal para unificar o acesso dos brasileiros aos serviços públicos digitais na esfera federal. A unificação com os sistemas estaduais é uma iniciativa da parceria entre a SEA e o CIASC, por meio do projeto Acesso SC. Segundo Robson da Cunha, da equipe do CIASC responsável pela integração, “a integração simplifica o uso desses serviços, que serão vinculados a uma única identificação”.
O SGPE é o sistema no qual são confeccionados e tramitados os documentos relativos à administração pública estadual. Fazendo login no Portal Externo SGPE em https://portal.sgpe.sea.sc.gov.br/portal-externo/inicio, o cidadão pode gerenciar seus processos que forem abertos digitalmente, na aba “Meus processos”. Estão disponíveis também as opções de assinatura digital e verificação de autenticidade de documentos.

 


Texto: Krislei Oechsler
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Administração