Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Diário Oficial do Estado...

Diário Oficial do Estado completa 87 anos de serviços prestados ao Governo do Estado

 

O Diário Oficial do Estado é o periódico mais antigo ainda sendo publicado em Santa Catarina, já que os jornais de circulação impressa sucumbiram ao advento das mídias digitais. Com o DOE não foi diferente. Hoje, apenas no formato digital, o informativo de edição praticamente diária, contempla as principais informações e atos administrativos exarados pelos chefes e gestores dos poderes estaduais.

 

São portarias, editais, instruções normativas, decretos ou outros dispositivos legais, que além de cumprirem exigências de transparência pública, também contam a história do Estado por meio dos atos de seus gestores.

 

Breve História do Diário Oficial do Estado

A história do Diário Oficial do Estado remonta à fundação da Imprensa Oficial, em 5 de fevereiro de 1934. No dia 1° de março daquele ano, era impresso o primeiro exemplar do Diário Oficial. Em quase um século de história, o periódico acompanhou as transformações tecnológicas que moldaram a gestão publica catarinense. Em 2011 passou a ser disponível também em meio digital e desde 2017, não há mais exemplares impressos, apenas online.

Sem a necessidade de estrutura de gráfica para impressão, que demandava muito espaço e recursos, atualmente, a diagramação e publicação do informativo são feitas  junto ao Centro Administrativos do Governo do Estado, na Capital.

“Podemos considerar como avanços também a instituição de um novo site e nova plataforma para acesso e publicação de atos no Diário Oficial do Estado, disponibilizados ao público no início de fevereiro deste ano”, explica a gerente do Diário Oficial do Estado, Arlene Cordeiro.

Equipe responsável pela edição do DOE
Equipe responsável pela edição do DOE

 Com login e senha, os gestores de todos os órgãos mediante cadastro prévio, podem encaminhar publicações para o DOE. Não há mais cobranças para postagens de órgãos do poder Executivo, apenas para atos de outros poderes ou organizações privadas.

Como forma de marcar os 87 anos de existência, um selo comemorativo foi fixado nas edições do DOE.