Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. 8 de março: A...

8 de março: A importância das mulheres na Secretaria da Administração

As mulheres são mais da metade dos servidores da SEA e de todo o Governo do Estado

Atualmente, no Governo do Estado de Santa Catarina, mais da metade dos servidores ativos são mulheres. São mais de 35 mil mulheres atuando na saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, meio ambiente, e também na administração. Na Secretaria de Estado da Administração (SEA), o padrão estadual se repete, o número de servidoras também é superior na pasta. 

Servidora do Estado há mais de 40 anos, Sonia Maria Cidral Ouriques presenciou muitas mudanças na gestão pública e na Diretoria de Gestão Patrimonial (DGPA) da SEA, onde atua há 17 anos. “Antes a equipe era menor, era analógico, mais difícil fazermos o levantamento de patrimônio. Hoje em dia está bem melhor. Mas desde sempre adoro trabalhar na Diretoria e na SEA. Minhas ideias sempre foram respeitadas, faço o que eu gosto e no lugar que gosto. Sou muito feliz aqui”, afirma. 

Sonia também ressalta que o trabalho desenvolvido pelas mulheres nos setores é de muita qualidade e dedicação. “Admiro demais o trabalho que as mulheres estão fazendo em todo o Estado, e especialmente aqui na Secretaria. Cada diretora, gerente, terceirizada: todas se dedicam, acolhem e são muito competentes. Fazem a diferença cada uma em seu setor”, ressalta.

Servidora Sonia Maria Cidral Ouriques

Outro exemplo de servidora que há anos dedica seu trabalho à SEA é a administradora, Cinara Matias Lino, que trabalha na Diretoria de Licitações e Contratos (DGLC). Ela conta que uma das suas motivações é a oportunidade de inovar e criar ferramentas que melhorem a gestão pública: “Recentemente criei o Portal de Contratos. Percebi que vários órgãos tinham informações dispersas, então fiz a curadoria dos conteúdos, atualizei, fiz novos conteúdos que eram necessários e organizei tudo no portal para acesso de todos. Sempre tive a oportunidade de elaborar coisas novas, propor. E é isso que me identifico. Aqui eu sou ouvida e coloco em prática as minhas ideias.”

Cinara também fala sobre a importância das mulheres serem atuantes no mundo profissional. “Enaltece a mulher ser atuante no ambiente de trabalho. Diante de tantos papéis que a gente exerce, o trabalho é um dos que mais nos dignifica. O trabalho nos fornece a possibilidade de autoconhecimento, saber do que somos capazes de vencer os desafios e de que podemos ir além”, afirma a administradora.

Servidora Cinara Matias Lino

Mulheres à frente

A Secretaria de Estado da Administração possui três diretoras. Todas com grande experiência em gestão pública e que hoje atuam à frente de importantes pautas.

Uma delas é a Jaqueline Amaral Dias, diretora da Saúde do Servidor (DSAS). Ela é formada em Enfermagem, foi gerente regional de saúde da Grande Florianópolis sendo responsável pela gerência de 22 municípios. A diretora, que é servidora do Estado desde 2012, tem como objetivo desenvolver a DSAS através do bem-estar dos colaboradores e das metas de Governo. 

“Procuro trabalhar de forma justa, com o olhar voltado para o bem-estar de todos os colaboradores, e dentro das metas e políticas de Governo. Acredito que quando fazemos a coisa certa, somos fiéis às nossas ideias e trabalhamos com honestidade: tudo dá certo”, ressalta Jaqueline.

Para o Dia Internacional das Mulheres, a diretora manda uma mensagem para as colaboradoras da SEA: “Você pode muito mais do que pensa, pois nossa força e sabedoria nos leva longe. Por isso, aproveite todas as oportunidades, você é capaz de grandes transformações. Parabéns pelo seu dia!”.

Diretora Jaqueline Amaral Dias

Tânia Regina Hames é diretora da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP). Ela é formada em Administração, tem pós-graduação em Gestão Pública e é servidora pública do Estado de Santa Catarina desde 2004. A diretora desenvolve a DGDP através do engajamento e da co – responsabilidade como política de retenção. 

“Busco motivar e desenvolver o servidor através do compartilhamento de conhecimentos, integração de ideias e valores que tornam a arte de servir uma busca constante de aprimoramento. Busco melhorar a vida dos servidores e, consequentemente, a do cidadão catarinense”, afirma.

Tânia também deixa um recado para as servidoras para o Dia Internacional das Mulheres: “Acredito que nós servidoras temos um grande desafio que é nos engajarmos em posições de liderança no Poder Executivo Estadual. A liderança feminina é uma tendência mundial tanto em cargos de direção e assessoramento como no alto escalão. Além de posições em conselhos estratégicos e administrativos do governo. Este direcionamento está conectado com as mudanças ocorridas no mundo corporativo que fazem parte da tendência mundial de inclusão social e humana.”

Diretora Tânia Regina Hames

Já a Diretoria de Licitações e Contratos (DGLC) é liderada pela Karen Bayestorff, que é formada em Administração e tem mestrado na área, além de especialização em Gestão de Projetos. Ela é servidora efetiva da SEA desde 2010. Karen desenvolve a sua diretoria através do incentivo à inovação, além de trabalhar com metas e feedbacks, e projetos multissetoriais.

“Nenhuma área se desenvolve de forma consistente sem revisão constante dos seus processos e sem foco em resultados. E não há como falar de foco em resultados sem uma equipe de alta performance. E onde há alta performance, normalmente há espírito colaborativo, e pessoas que compartilham valores e um propósito comum. Mas essas são características que precisam ser despertadas e cultivadas. Cabe ao líder manter vivo o propósito e o senso de equipe, e é preciso um olhar atento para desenvolver o potencial de cada um”, explica a Karen.

Ela deixa um recado para as servidoras para o Dia Internacional das Mulheres: “Você só saberá se vai dar conta se experimentar fazer. Acredite no seu potencial e se desafie, não se sabote! Foque na oportunidade de crescimento e aprendizado que a jornada traz e aceite os desafios. Desapegue da síndrome da impostora e se cerque de gente que acredita em você. Nossas escolhas, sejam elas quais forem, precisam ser pautadas não pelo medo mas pela coragem, que é característica de todas as mulheres.”

Diretora Karen Bayestorff