SEA

A Diretoria de Saúde do Servidor promove importantes ações relacionadas ao “Julho Branco”

A Diretora Jaqueline Severino Amaral Dias, da Diretoria de Saúde do Servidor (DSAS), da Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina (SEA), convidou o servidor, Fernando Henrique da Silveira, que representa a SEA junto ao Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN), para proferir palestra no início da tarde de hoje (11/07), para todos os funcionários da diretoria.

O palestrante falou do trabalho realizado pelos 22 valorosos conselheiros do CONEN, como: vistoria das comunidades terapêuticas em todo o estado com a emissão de atestados de funcionamento, realização de palestras e seminários, participação em audiências públicas, emissão de pareceres, incentivo na criação de conselhos municipais de políticas sobre drogas, representação de Santa Catarina na Comissão Bipartite do Conselho Nacional de Drogas (CONAD), participação no Programa “Saúde Mental em Rede”, com a coordenação do Ministério Público de Santa Catarina, entre outras ações.

No final da palestra, a Diretora Jaqueline, antes de encerrar, ainda contribuiu com o debate, trazendo um depoimento emocionante sobre alguns casos que durante a sua vida profissional pôde vivenciar. Os males que o álcool e outras drogas causam aos dependentes.

Muitos servidores relataram ao final da palestra, que se sensibilizaram com o tema, visto que conhecem amigos, parentes e vizinhos que vem enfrentando, como: evasão escolar, violência doméstica, aumento da criminalidade, destruição das famílias, aumento na ocupação dos leitos públicos e perda de emprego.

O governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove editais públicos para o credenciamento e oferecimento de vagas gratuitas para a população carente, em comunidades terapêuticas em todas as regiões do estado. Atualmente, são cerca de 87 comunidades terapêuticas credenciadas, com 10 vagas cada uma.

É possível deixar as drogas, busque ajuda!

Fotos: Acervo pessoal SEA