SEA

99% dos lotes são arrematados em leilão público de bens móveis inservíveis do Governo de Santa Catarina

O Governo de Santa Catarina, por meio da Gerência de Bens Móveis, da Secretaria de Estado da Administração (SEA), realizou o segundo leilão público de bens móveis inservíveis (veículos, equipamentos e mobiliários) de 2025. Foram arrematados aproximadamente 99% dos 342 lotes disponíveis, com resultado surpreendente, arrecadando um total de R$ 8.450.460,00, com ágio de 332,49% sobre o valor de avaliação. Todos os recursos serão destinados ao fundo patrimonial do Estado, para investimento em ações que promovam a melhoria e a eficiência da gestão patrimonial.

O segundo leilão de 2025, realizado na data de 01 de setembro, na modalidade online, contou com 298 lotes de veículos e equipamentos, 29 lotes de sucatas de veículos e 15 lotes de sucatas de mobiliários inservíveis de diversos órgãos setoriais do Estado. 

A Gerência de Bens Móveis da SEA já está preparando o próximo leilão de bens móveis inservíveis previsto para novembro deste ano, para atender a enorme demanda dos órgãos setoriais, para melhor destinação de bens inservíveis.

Além dos recursos obtidos com o leilão, conforme mencionado, compreende-se a importância do trabalho da Comissão de Alienação de Bens Móveis da SEA, pois, a interrupção da logística de recebimento dos bens móveis inservíveis de todos os órgãos setoriais do Estado, causaria impactos negativos de grande escala e longa duração, como a sobrecarga de espaços públicos, penitenciárias, presídios, delegacias, escolas e hospitais, que não possuem a finalidade de armazenamento, e ainda acarretaria problemas com a guarda de bens inservíveis em locais inadequados, o que geraria sérios danos ambientais, riscos à saúde humana, e aumento na proliferação de mosquitos, como os da dengue, entre outros.

Entenda como funciona o Fundo Patrimonial do Estado

O Fundo Patrimonial foi instituído pela Lei Nº 14.278 de 2008, sendo gerido pela Secretaria de Estado da Administração. O Fundo tem como finalidade financiar programas e ações relacionados à gestão patrimonial da Administração Direta, Autárquica e Fundacional, buscando aprimorar a aplicação dos recursos públicos. A ferramenta auxilia na eliminação do desperdício e promove a eficiência, eficácia e efetividade dos recursos públicos.

Os recursos do Fundo Patrimonial são aplicados na manutenção e conservação dos prédios públicos que abrigam órgãos da administração estadual, no desenvolvimento, aquisição e manutenção de sistemas de gestão patrimonial, e na aquisição de material permanente, entre outras iniciativas que beneficiam diretamente a população e melhoram a administração pública.