Ação Educativa: A Escola vai ao Arquivo (agora online)

O distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19 afetou diretamente o Arquivo Público do Estado de Santa Catarina – assim como outras instituições culturais – provocando a suspensão das atividades e propulsionando a vivência virtual.  Para garantir o acesso à informação e a difusão do acervo nas áreas ligadas à pesquisa e a ação educativa, a equipe do arquivo viu-se desafiada a repensar seu cotidiano. A internet configurou-se como um caminho viável para o desenvolvimento das atividades que eram executadas quase que totalmente de forma presencial.

O processo de migração do presencial ao virtual não partiu do zero. O Arquivo Público já tinha como prática, o atendimento a pesquisa à distância, para aqueles consulentes impossibilitados de se deslocar até a sede do Arquivo e realizar a pesquisa presencial.  No campo das ações educativas, o processo de virtualização foi algo inédito e necessário. A equipe, responsável pelas atividades educacionais e de difusão, lançou-se nessa “onda” tecnológica. Além de mediadores do conhecimento, nossos técnicos tornaram-se, de forma repentina, produtores de conteúdo e passaram a dominar recursos de plataformas como o Google meet, e mídias sociais. Todo esse movimento constituiu-se em estratégias para não interromper os serviços que o Arquivo Público presta à sociedade.

Em julho de 2020 o APESC debutou no cenário do ciberespaço oferecendo a ação educativa: A Escola vai ao Arquivo agora virtual. Essa inserção garantiu aos estabelecimentos de ensino que agendaram previamente uma visita virtual aos espaços da instituição, conhecendo seu acervo e as atividades que são executadas no processo de guarda, preservação e difusão.

Nesta esteira vieram outras parcerias. A partir de novembro de 2020 foram organizadas atividades temáticas virtuais envolvendo a documentação custodiada pelo APESC. As atividades foram oferecidas no formato de aula online. A primeira aula, no mês de novembro, foi intitulada “Documentos Interessantes: os reflexos da Proclamação da República em Santa Catarina” que abordou os desdobramentos da proclamação em nosso estado. A segunda aula foi uma solicitação das professoras da E.E.B Germano Tim, de Joinville, que queriam refletir sobre Joinville nos 170 anos de fundação a partir dos documentos produzidos e recebidos pelo Estado. Nossos técnicos então, fizeram a seleção de documentos que dariam novos contornos e novas evidências à história daquele município e organizaram a aula intitulada “Tão perto, tão longe: Joinville mais de 170 anos de História”. Até agora, quase mil alunos desfrutaram desse diálogo mágico a partir desse patrimônio documental e sentiram os desdobramentos da história mais próximo da realidade de seu município.

Para o final do mês de maio a equipe está organizando mais uma aula virtual intitulada “Histórias veladas: escravidão e abolição em Santa Catarina a partir dos documentos”. As escolas já estão agendando seus horários. Dialogando com as diretrizes curriculares a atividade organizada consiste em aula de 1 hora, oferecida através da ferramenta do googlemeet e mediação dos historiadores responsáveis pelo projeto que mostra e trabalha documentos oficiais que fazem parte do acervo do APESC e que evidenciará a escravidão e o processo de abolição no estado.

Está interessado? Entre em contato com o arquivo através do facebook, Instagram (@arquivopublicosc) ou  e mail  aedu@enabrasil.sc.gov.br

Texto e Fotos: Juçara Wollf
Arquivo Público de Santa Catarina