Absenteísmo em consultas pelo SUS e acesso de estudantes ao novo ensino médio poderão ser resolvidos por tecnologias vencedoras do Hackathon #Desenvolve SC 2019

Absenteísmo em consultas agendadas pelo SUS e outros dois problemas da educação poderão ser resolvidos por ferramentas digitais vencedoras do Hackathon #Desenvolve SC 2019

21 DE OUTUBRO 2019

Um sistema para reduzir o número de pacientes faltantes em consultas médicas agendadas pelo SUS. Essa foi a solução vencedora da edição 2019 do Hackathon #Desenvolve SC. A ferramenta faz o cruzamento de informações em diferentes bancos de dados para traçar um perfil dos usuários que faltam às consultas da rede pública e poderá ser adotada pelo Governo de Santa Catarina. Soluções na área de educação ficaram na segunda e terceira colocação da maratona de desenvolvimento tecnológico e também podem ser usadas pelo Estado.

O secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca, explica que o Hackathon #Desensolve SC, que ocorreu neste fim de semana no Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), em Florianópolis, é uma oportunidade importante para melhorar os serviços prestados aos cidadãos. “Agora, passamos a estreitar a parceria entre os idealizadores das soluções tecnológicas vencedoras e a equipe do Ciasc, que fará a adaptação dos sistemas para a realidade do estado e indicará se as soluções são eficazes ou precisam ser reajustadas”, explicou.

A equipe que ficou em terceiro lugar também desenvolveu uma ferramenta para reduzir a falta em consultas médicas da rede pública. Em Santa Catarina, o absenteísmo representou cerca de 30% dos agendamentos pelo SUS em 2018, o que representa mais de 40 mil pacientes faltantes. “Se os gestores da Saúde pudessem antever as faltas, seria possível reordenar os atendimentos, diminuindo o tempo de espera de outros usuários e evitar a ociosidade de profissionais. O Estado e o cidadão seriam beneficiados”, disse o secretário de Saúde Helton de Souza Zeferino.

Jogo interativo para ajudar estudantes e gestores na área de educação

Além dessas ferramentas para a área da saúde, outra solução tecnológica para resolver desafios na educação também será analisada para ser implementada no estado. Segundo lugar na maratona tecnológica, a solução trata da orientação dos estudantes para escolha do currículo do Ensino Médio.

A equipe apresentou um jogo interativo que estimula o aluno a definir as disciplinas que irão compor o currículo escolar, de acordo com um questionário que aponta as preferências pessoais e o rendimento escolar.

Evento também incentiva desenvolvimento de empresas de tecnologia

O Hackathon #Desenvolve SC começou na sexta-feira, 18, e finalizou neste domingo, 20, com a premiação das equipes vencedoras. Promovido pela secretaria de Estado da Administração em conjunto com o Ciasc, secretarias da Saúde e Educação, Fapesc, Via Ufsc e outras instituições apoiadoras, o evento reuniu mais de 200 pessoas.

“A ideia de premiar as melhores soluções, apresentadas em formas de produtos, é uma forma de incentivar a participação no evento e de fomentar o desenvolvimento de startups e empresas de tecnologia no estado” disse o presidente do Ciasc, Sergio André Maliceski, durante a cerimônia de premiação das três equipes vencedoras. Elas receberam premiações em dinheiro, sendo R$ 7 mil para o primeiro lugar, R$ 4,5 mil para o segundo, e R$ 2,5 mil para o terceiro colocado. Além disso, os três primeiros colocados ganharam serviços e espaços de armazenamento de dados.

“É um privilégio ter vindo participar desse desafio e perceber como Santa Catarina é um estado inovador”, disse Gustavo Rocha Pereira de Souza, que veio do Paraná e atuou como programador da equipe vencedora.

Imagens: Maurício Vieira

Secretaria de Estado da Administração.