Desempenho do SCSaúde e ações do HubGov são temas de reunião na Secretaria da Administração Imprimir E-mail

O consistente desempenho do plano de saúde do servidor público do Governo do Estado de Santa Catarina, o SCSaúde, e os resultados da ação do programa HubGov aplicado no âmbito da Secretaria da Administração (SEA) foram os temas da reunião desta segunda-feira (28), coordenada pelo Secretário Milton Martini, com a presença de servidores, gerentes e diretores da SEA, realizada auditório da secretaria.


2808_foto_1“Estarmos reunidos aqui confirma nosso compromisso de darmos prosseguimento aos nossos encontros para debatermos os projetos e ações que estão em andamento dentro da Secretaria. Todos nós estamos cientes do momento econômico que vivemos e do engajamento do Governo do Estado em manter sua política de responsabilidade com os gastos. Nesse contexto, é fundamental criamos esse ambiente de interação entre todas as áreas da Secretaria”, destacou o Secretário da Administração, Milton Martini. 

SC Saúde
2808_foto_3Na abertura do encontro, o diretor de Saúde do Servidor (DSAS), Paulo Coelho, ao apresentar o histórico do SCSaúde destacou que “hoje o plano do servidor do Governo do Estado de Santa Catarina conquistou o respeito do mercado. A melhoria no controle de custos, na remuneração médica, o atendimento personalizado e a consolidação de uma rede de atendimento por todo o território catarinense nos garantiu o sucesso da iniciativa da gestão própria”, enumerou o diretor.

Em complementação à apresentação da Diretoria de Saúde do Servidor e do cenário de sucesso administrativo do SCSaúde, a CEO da Qualirede (empresa licitada que realiza a gestão do plano), Irene Minikovski Hahn, detalhou o complexo contexto dos diferentes modelos de operação de planos de saúde no Brasil. Gestão de indicadores e apresentação de resultados, informatização, auditoria e regulação, ações de medicina preventiva, sólida rede credenciada estadual, atendimento ao segurado, são algumas das características que colocam o SCSaúde tanto na vanguarda como modelo de excelência na relação entre o segurado e o plano.

2808_foto_4“Os planos de saúde vendem ‘guia médico’ e disputam quantidade. De forma geral, com poucas exceções, há checagem do padrão de qualidade adquirido. Em alguns casos, se faz uma vistoria inicial da estrutura, mas sem a efetiva comparação da entrega de valor às pessoas, ou seja, não há nenhuma medição da efetividade do ciclo ou percurso do tratamento como um todo”, argumentou Irene Hahn, destacando a necessidade constante do gerenciamento dos recursos investidos em saúde sempre com foco na mitigação de potenciais desperdícios.

HubGov
2808_foto_5Também foi parte integrante da reunião a apresentação do grupo de trabalho formado por servidores da Secretaria da Administração que participaram do programa HubGov, ação interinstitucional de inovação do Governo do Estado de Santa Catarina que conta com a participação 14 instituições das diversas esferas e setores da administração pública. Participaram da iniciativa os servidores Renato Deggau, Gerente de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica, Robson Junqueira da Rosal, analista de sistemas da GETIN, Félix Fernando, coordenador do Sistema Administrativo de Gestão de Pessoas e Kristiane Rico Sanches, do Comitê de Acompanhamento de Custos e da Consultoria de Planejamento.

2808_foto_6Durante a apresentação, o grupo deu conta de detalhar desde os desafios encontrados para a formulação do projeto, as ferramentas utilizadas, os laboratórios (workshops) que contribuíram para o debate, a proposta defendida como resultado de todo o trabalho, como também as lições aprendidas durante o processo. O objeto de estudo proposto foi o volume de demandas destinadas ao setor de recursos humanos da SEA no que tange ao tempo investido pelos servidores no que diz respeito aos pedidos de informações realizados.Segundo o grupo, o ponto de partida de todo o processo se deu com uma provocação: “Como nós podemos criar uma solução que possibilite maior interação da SEA junto ao servidor público”.

Ao percorrer os processos de “design thinking”, “mapa de empatia e de negócios”, contando também com o suporte das oficinas “Roda de Empreendedores Públicos”, “Redes eGov”, “Mídias Sociais” e “Laboratórios de Inovação”, o grupo foi capaz de detectar tanto fragilidades como potencialidades para a formulação de uma proposta que desse conta de responder a premissa inicial do projeto.

2808_foto_8Para o coordenador do Sistema Administrativo de Gestão de Pessoas, Félix Fernando, a construção de um aplicativo mobile teria como resultados o empoderamento dos servidores e entrega de serviços personalizados, a melhorar na comunicação entre os Órgãos e seus servidores, oferta de informação estruturada e consolidada, redução no volume de atendimentos nos RHs.

Pedidos de licença, de aposentadoria, afastamentos, férias, licença maternidade e paternidade, licença para núpcias, consulta do contracheque, entre outros, se disponibilizados num aplicativo no celular do servidor – integrado aos sistemas informatizados da SEA – seria capaz de assimilar um volume importante de consultas e processos que hoje ocupam substancialmente o tempo dos servidores lotados no RH. 

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