Secretário Martini apresenta ações do Escritório de Processos e da Escola Virtual de Administração Imprimir E-mail
Reunião realizada nesta segunda-feira (10), com diretores, gerentes e servidores da SEA, tratou de atualizar os próximos passos na implantação e funcionamento do chamado Escritório de Processos e das ações que estão sendo realizadas no âmbito da Escola Virtual de Administração Pública (DEAP-Virtual).

foto_1“Temos uma oportunidade ímpar que é a de implantarmos um projeto que será um novo marco na administração pública. Inovação é a palavra de ordem nos dias atuais e para isso devemos ter um olhar diferenciado sobre nossas atividades”, antecipou o secretário de Estado da Administração do Governo do Estado de Santa Catarina, Milton Martini, em reunião realizada nesta segunda-feira (10), com diretores, gerentes e servidores da SEA. Contando com a presença do secretário adjunto, Nelson Nappi, Martini tratou de atualizar os próximos passos na implantação e funcionamento do chamado Escritório de Processos e das ações que estão sendo realizadas no âmbito da Escola Virtual de Administração Pública (DEAP-Virtual), entre outros temas.

foto_4Ainda em sua fala de abertura, Martini destacou a necessidade de que todos os setores da Secretaria tenham ciência do complexo cenário econômico que atravessa o Brasil, e consequentemente Santa Catarina, e que todos os esforços no sentido de redução de gastos e modernização, reformulação e qualificação das ações devem ser internalizados pelos servidores da SEA, tendo em vista o papel protagonista que a Secretaria deve ter junto aos demais órgãos da administração pública.

”Peço aos nossos diretores, gerentes e colaboradores total empenho e dedicação para que tenhamos êxito na implantação de projetos que tenham como foco reformulação e qualificação de atividades e processos”, reforçou o secretário, lembrando que durante sua participação no 10º Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), na semana passada, um dos destaques foi a inovação e aplicação de tecnologia em serviços que tem com foco o atendimento à população.


Escola Virtual de Administração Pública
foto_2Dando sequência ao encontro, a Diretora da Escola Virtual de Administração Pública (DEAP-VIRTUAL), Tânia Hames, apresentou uma curva de crescimento significativa nas estratégias de trabalho, divulgação e convergência num novo modelo de ação da Escola. Dentre as duas estruturas disponíveis – uma que atende servidores e outra com o perfil corporativo – da marca de 980 participantes, registrada até fevereiro de 2017, o número de inscritos nos cursos em formato EAD saltou para 2,8 mil até junho passado.


“A escola não trabalha sozinha, mas sim num sistema de cooperação”, revelou Tânia Hames, exemplificando que a iniciativa em informar todas as demais estruturas de Governo, disponibilizando a plataforma de Ensino à Distância da Escola, teve um resultado expressivo na geração de visibilidade das ferramentas disponíveis (Web/Vídeo conferência e o Adobe Conect).

Segundo a diretora, parcerias como a estabelecida com a Escola de Governo ENA’ no projeto ‘EAD Qualifica’ está atendendo atualmente 350 servidores das Prefeituras Municipais, com potencial de oferecer cursos para as 295 municípios catarinenses, iniciativa validade por doze entidades que compõem o projeto no Estado.  Outra iniciativa, o ‘EAD nas Indiretas’, também em parceria com a ENA’, com foco nos servidores da Cidasc, Epagri, Ciasc, Casan, Badesc entre outras.


Escritório de Processos

foto_3Na segunda etapa do encontro, a coordenadora geral do Escritório de Processos Alexandra Furtado da Silva Dias e a coordenadora técnica Karen Bayestorff apresentaram aos gestores as inciativas que englobam a implantação e o monitoramento dos processos digitais que estão sendo desenvolvidos e que tem como objetivo viabilizar o levantamento das informações, a capacitação e implantação de uma nova cultura de processos no Governo do Estado de Santa Catarina.

Vinculado à Secretaria de Estado da Administração, numa ação conjunta com a Secretaria da Fazenda, o Escritório de Processos tem como meta identificar atividades que podem ser revistas tendo como métrica quatro ações: parametrização de um modelo de governança por processos, BPMS, serviços digitais e monitoramento de serviços.

Nesse novo contexto, o Escritório trabalha com uma metodologia que prevê o mapeamento, a modelagem, a automação e a transposição de serviços que podem estar à disposição da população dentro de um ambiente digital, como por exemplo, o acesso via aplicativos (Apps) que podem estar disponíveis aos cidadãos catarinenses via celular. Os benefícios gerados são inúmeros, desde a implantação de um portal de serviços capaz de gerenciar tarefas, disparar alertas e mensagens, a integração com outras bases de serviços já em uso, como a geração de formulários e relatórios.

“O objetivo é ter um Estado mais eficiente e enxuto. Precisamos investir sempre na melhoria da qualidade do gasto público”, enfatiza Martini.

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