Gerenciamento de Processos pode gerar economia de até R$ 20 milhões ao IPREV Imprimir E-mail
Instituto de Previdência avança no processo de modernização de suas operações, por meio de ações das Secretarias da Fazenda e de Administração que focam no sucesso do projeto-piloto desenvolvido na autarquia, com o objetivo de replicá-lo em todos os setores da Administração estadual

formandos_2_webA solenidade de formatura da primeira turma do curso de Gerenciamento de Processos de Negócio foi marcada pelo grande entusiasmo manifestado tanto pelos alunos quanto por organizadores e autoridades. Ao passo em que o Instituto de Previdência avança no processo de modernização de suas operações, as Secretarias da Fazenda e de Administração focam no sucesso do projeto piloto desenvolvido na Autarquia, com o objetivo de replicá-lo a todos os setores da Administração estadual.

O Iprev vive grande expectativa diante do potencial de resultados que podem ser alcançados a partir da reformulação de suas operações. Os primeiros estudos supervisionados pelo Escritório de Processos estimam que o desenvolvimento de uma nova metodologia de trabalho pode gerar uma economia de cerca de R$ 20 milhões em despesas futuras com a aquisição de programas e manutenção de infraestrutura. E ainda simplificar e reduzir consideravelmente o tempo de atendimento aos aposentados e pensionistas.

O presidente Roberto Faustino destaca que o interesse do Instituto pelo tema surgiu em 2016, quando se constatou que o quadro funcional já deficitário apresentava número expressivo de servidores próximos de se aposentar. Foi então que surgiu a ideia de solucionar o problema por meio do aprimoramento das rotinas. “Depois de meses buscando uma alternativa financeiramente viável para desenvolver o projeto, finalmente conseguimos dar o primeiro passo rumo à modernização do Iprev”, relata. 

Já na Secretaria da Fazenda a ideia surgiu no ano de 2015, quando o então secretário Almir Gorges criou o programa “Estado na Medida”, lançando o desafio de qualificar e modernizar a gestão pública de Santa Catarina. De acordo com o secretário adjunto da Fazenda, Renato Lacerda, ao desenvolver o processo de gerenciamento de processos dentro da Fazenda, o Escritório de Processos adquiriu a expertise necessária para replicar a ação em outros órgãos do Governo. “Na Secretaria da Fazenda já alcançamos avanços importantes, diminuindo estruturas físicas e fortalecendo os processos digitais”.

Lacerda considera natural a recente transferência do Escritório de Processos para a Secretaria de Administração. Embora a ideia de se estabelecer uma nova cultura de processos no governo estadual tenha nascido e se desenvolvido dentro da Fazenda, cabe à Administração conduzir a estratégia dentro da estrutura. O secretário de Administração, Milton Martini, defende investimentos na modernização para oferecer serviços de qualidade aos cidadãos. “O objetivo é ter um Estado mais eficiente e enxuto. Precisamos investir sempre na melhoria da qualidade do gasto público”, enfatiza Martini.

ESTADO NA MEDIDA – Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Fazenda com o apoio da Secretaria de Estado da Administração, o programa Estado na Medida foi instituído pelo Decreto 188/2015 com uma meta ousada: identificar processos que poderiam ser revistos ou mesmo automatizados e estabelecer o número ideal de servidores na administração estadual.

Para viabilizar o levantamento das informações, a capacitação e implantação de um novo modelo, foi criado o Escritório de Gestão de Processos do Poder Executivo Estadual (EPROC-SC), que está vinculado à Secretaria de Estado da Administração e hoje é o responsável pela realização dos cursos de “Gerenciamento de Processos de Negócio” -  o objetivo é levar a capacitação aos agentes públicos de todo o Estado no segundo semestre de 2017.


Com informações da assessoria de comunicação do IPREV.

< Anterior   Próximo >

Avisos
semanaservidor_r1_c1
fotos_semana_servidor2014
2014

   
 
 

Centro Administrativo  Rodovia  SC 401  KM 5   nº 4.600  Saco Grande II
Florianópolis - SC - Caixa Postal 138 - CEP: 88.032-000 - Fone: (48) 3665-1400
Copyright © 2006 Secretaria de Estado da Administração
Horário de Expediente Administrativo: Das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira (Decreto N° 463 de 20 de novembro de 2015)

  Desenvolvimento - CIASC | Gestão do Conteúdo - SEA | Open Source Technology