BID dá início a estudo que visa melhoria da administração pública em SC Imprimir E-mail
reunio_bid_seaO Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) deu início nesta segunda-feira (20) aos estudos em Santa Catarina que visam à melhoria da qualidade do gasto público e da prestação de serviços em três órgãos da administração estadual. O Instituto de Geral de Perícias, a Junta comercial e a Secretaria de Estado da Educação irão oferecer informações e dados ao levantamento do BID.  A Secretaria de Estado da Administração é o órgão que mantém acordo de cooperação técnica com o BID para a execução do projeto no Estado, por intermédio do Conselho Nacional de Secretarias de Estado da Administração.

“No Brasil existem mais de cinco milhões de processos de regulação, se analisamos as três esferas administrativas (federal, estadual e municipal). O que estamos desenvolvendo é uma medição dos custos regulatórios, que impactam no desenvolvimento da administração pública com foco na melhoria dos serviços ao cidadão e às empresas usarias de serviços públicos”, destacou a consultora do BID, a mexicana Delia Rodrigo, coordenadora do projeto.  O objetivo do estudo é oferecer uma proposta de melhoria de processos e soluções que visam reduzir o custo das operações tanto para os cidadãos como para o Estado.

Após realizar pesquisa em outros quatro estados (Pará, Bahia, Distrito Federal e Goiás), a equipe do BID busca agora conhecer em Santa Catarina pontualmente três processos. No IGP, os trâmites para a expedição da carteira de identidade, na Educação, as metodologias para realização das matrículas escolares, e na Junta Comercial os procedimentos para o distrato, baixa ou encerramento de empresas.

Representaram a Secretaria de Estado da Administração durante a reunião, o Coordenador de Programas de Modernização, Jair Silveira, e o Consultor de Planejamento da SEA, Paulo Cesar de Barros Pinto. Também participou do encontro o consultor do BID, Jadir Proença.

Próximo >

Avisos
semanaservidor_r1_c1
fotos_semana_servidor2014
2014

   
 
 

Centro Administrativo  Rodovia  SC 401  KM 5   nº 4.600  Saco Grande II
Florianópolis - SC - Caixa Postal 138 - CEP: 88.032-000 - Fone: (48) 3665-1400
Copyright © 2006 Secretaria de Estado da Administração

  Desenvolvimento - CIASC | Gestão do Conteúdo - SEA | Open Source Technology