BID dá início a estudo que visa melhoria da administração pública em SC Imprimir E-mail
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) deu início nesta segunda-feira (20) aos estudos em Santa Catarina que visam à melhoria da qualidade do gasto público e da prestação de serviços em três órgãos da administração estadual. O Instituto de Geral de Perícias, a Junta comercial e a Secretaria de Estado da Educação irão oferecer informações e dados ao levantamento do BID.  A Secretaria de Estado da Administração é o órgão que mantém acordo de cooperação técnica com o BID para a execução do projeto no Estado, por intermédio do Conselho Nacional de Secretarias de Estado da Administração.

reunio_bid_sea“No Brasil existem mais de cinco milhões de processos de regulação, se analisamos as três esferas administrativas (federal, estadual e municipal). O que estamos desenvolvendo é uma medição dos custos regulatórios, que impactam no desenvolvimento da administração pública com foco na melhoria dos serviços ao cidadão e às empresas usarias de serviços públicos”, destacou a consultora do BID, a mexicana Delia Rodrigo, coordenadora do projeto.  O objetivo do estudo é oferecer uma proposta de melhoria de processos e soluções que visam reduzir o custo das operações tanto para os cidadãos como para o Estado.

Após realizar pesquisa em outros quatro estados (Pará, Bahia, Distrito Federal e Goiás), a equipe do BID busca agora conhecer em Santa Catarina pontualmente três processos. No IGP, os trâmites para a expedição da carteira de identidade, na Educação, as metodologias para realização das matrículas escolares, e na Junta Comercial os procedimentos para o distrato, baixa ou encerramento de empresas.

Representaram a Secretaria de Estado da Administração durante a reunião, o Coordenador de Programas de Modernização, Jair Silveira, e o Consultor de Planejamento da SEA, Paulo Cesar de Barros Pinto. Também participou do encontro o consultor do BID, Jadir Proença.

< Anterior   Próximo >

Avisos
semanaservidor_r1_c1
fotos_semana_servidor2014
2014

   
 
 

Centro Administrativo  Rodovia  SC 401  KM 5   nº 4.600  Saco Grande II
Florianópolis - SC - Caixa Postal 138 - CEP: 88.032-000 - Fone: (48) 3665-1400
Copyright © 2006 Secretaria de Estado da Administração

  Desenvolvimento - CIASC | Gestão do Conteúdo - SEA | Open Source Technology