Mudanças na rotina dos servidores, busca por inovação e pela eficiência dos serviços prestados foram as práticas comuns a todas as equipes da Secretaria de Estado da Administração que assumiram a modernização da SEA em 2018. Nessa segunda-feira, 19, os resultados do trabalho dos seis sistemas administrativos que compõem o órgão estadual foram apresentados no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, com transmissão ao vivo para as sedes das perícias médicas no interior.

 

WhatsApp Image 2018 11 20 at 15.10.27 2                                                                                                                                           Foto: Daniel Conz

 

Os principais projetos do programa são Governo sem papel e SGPe, Gestão documental, SIGRH Digital, EPROC (Escritório de Processos da SEA), PROFISCO II, Taxi Gov e gerenciamento de combustíveis e HUBGov. “Esses projetos foram implementados com a participação e comprometimento de todos os servidores, comissionados, efetivos, terceirizados, todo esse grupo que forma a Secretaria da Administração, comprometidos em prestar o melhor serviço, em atender o cidadão, em atender os outros órgãos que dependem das nossas decisões e dos nossos encaminhamentos. Esse grupo todo é que está de parabéns, pela conclusão de 2018 tendo o que mostrar”, destacou o secretário de Estado da Administração Milton Martini.

Entre os resultados apresentados, estão o aperfeiçoamento do sistema de protocolo eletrônico com criação de novas funcionalidades, implementação de uma cultura de processos na SEA, instituição da Comissão Permanente de Gestão Documental e Comissão de Avaliação Documental, disponibilização de serviços eletrônicos pelo SIGRH, como a licença prêmio digital, conclusão da proposta do novo modelo de aquisição de combustíveis e manutenção de veículos     e capacitação de servidores. Além disso, a equipe da SEA elaborou um mapa de atividades, ou seja, catalogou todos os serviços da Secretaria, com responsáveis e contatos, promovendo a transparência na gestão pública de Santa Catarina.   

“Em 2018 iniciamos os projetos de modernização da SEA, um dos grandes projetos é o PROFISCO II que é um financiamento pelo BID e engloba várias áreas da secretaria, como gestão patrimonial, materiais e serviços, licitações e gestão de pessoas. Esses projetos continuarão em 2019, 2020 porque são estruturais que tornarão a gestão pública de Santa Catarina muito mais inovadora”, comentou a coordenadora de programas de modernização da SEA, Tania Regina Hames. 

O evento contou com a presença do secretário de Estado da Administração Milton Martini, do diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas Luiz Antônio Dacol e da coordenadora de Programas de Modernização Tania Regina Hames.

 

Sobre os projetos

- Governo sem papel e SGPe

Com o objetivo de eliminar o uso de papel na SEA, a equipe de profissionais da SEA e da Softplan trabalha no aperfeiçoamento do SGPe. O Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico tem 14 mil acessos diários, está disponível em todos os órgãos e entidades da administração pública direta, autarquias e fundações do Governo do Estado para gerenciamento de processos administrativos tanto em formato físico quanto em formato digital. Em 2018, foram feitas melhorias no módulo Gestão Arquivística, instituída a assinatura eletrônica, disponibilizados modelos de documentos e formulário dinâmico.

  

- Gestão documental

Foram criadas as comissões permanentes de Gestão Documental e de Avaliação Documental para organizar os arquivos do Estado, definir critérios de eliminação de documentos e digitalizá-los. Também foram realizados treinamentos sobre o Sistema de Classificação e Temporalidade de Documentos.

 

- SIGRH – Digital

O principal avanço do SIGRH foi a implementação de serviços eletrônicos e a digitalização do processo de licença prêmio.

 

- EPROC – Escritório de Processos

Com apoio do Escritório de Processos (EPROC) da SEA, as diretorias estão mapeando os processos internos para implementar a transformação digital. Este ano, dois processos foram implementados, outros 37 estão em análise, e 85 servidores participaram de oficinas de gestão de processos. 

 

- PROFISCO II SEA

O projeto de modernização da gestão fiscal de Santa Catarina conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para aumentar a eficiência do serviço público catarinense utilizando ferramentas de inovação.

 

- Taxi Gov e gerenciamento de combustíveis

Este ano foi elaborada a proposta de modelo de aquisição de combustíveis e manutenção de veículos a fim de aperfeiçoar a gestão e racionalizar o uso da frota.

 

- HUBGov

Servidores da SEA participaram do programa HUBGov, que reúne pessoas de diferentes órgãos públicos do Executivo, Legislativo e Judiciário, para buscar soluções inovadoras. O projeto da SEA de uma plataforma digital para a gestão de bens excedentes e em desuso no Estado foi premiada pelo HUBGov.