Idealizado pelo engenheiro civil Hercílio Pedro da Luz em 1898 e instituído de forma definitiva por meio da Lei nº 2.378 de 28 de Junho de 1960, pelo então governador Heriberto Hülse, o Arquivo Público do Estado de Santa Catarina está vinculado atualmente à Secretaria de Estado da Administração, na Diretoria de Imprensa Oficial e Editora do Estado de Santa Catarina/DIOESC. Nesse período, tem se dedicado à gestão, preservação e difusão da documentação que registra a história administrativa de Santa Catarina desde o século XVIII, garantindo o acesso aos documentos públicos e históricos de interesse da sociedade.

O acervo sob custódia do APESC abriga cerca de 2.500 metros lineares de documentos, o que corresponde, aproximadamente, a 130 mil códices/livros ou 6 milhões de folhas de registros, que estão organizados em mais de 200 conjuntos documentais.

O acervo retrata a história político-administrativa de Santa Catarina desde 1703 e evidencia as ações e relações estabelecidas pelo governo da Ilha de Santa Catarina com o poder régio ou poder central desde o período colonial, passando pela província dos tempos imperiais até meados do século XX do período republicano. De forma mais detalhada, a documentação explicita as peculiaridades da governança, a formação territorial, econômica e social nesse espaço.

Somam-se a esse patrimônio documental um acervo cartográfico de mais de 4 mil mapas, plantas e croquis, 9 mil imagens iconográficas, 700 materiais multimeios e uma Biblioteca de Apoio que acomoda mais de 5 mil volumes bibliográficos textuais, dentre eles obras raras datadas entre 1752 e 1959.

Esse acervo está disponível, gratuitamente, para consulta na sede do Arquivo Público e parte dele disponível pela Internet (clique aqui).

 

Expediente

De segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.


Atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 13h30 às 18h30.



Localização

Rua Duque de Caxias, 261, Saco dos Limões, Florianópolis/SC, 88045-250.

Telefones: (048) 3665-6200 / 3665-6225 / 3665-6227 / 3665-6280 / 3665-6219

E-mail para assuntos gerais: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

E-mail para solicitação de pesquisa: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gestão documental: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Confira o endereço no Google Maps

 

Equipe

 

Gerência de Gestão Documental

Ricardo Loppnow Filho

 

Supervisão de Normas e Processos Técnicos

  • Alexandre Pinheiro de Souza (supervisor)
  • Greycielly Mative (terceirizada)
  • Maria Angélica Sandrini (terceirizada)
  • Priciane Palha de Andrade (estagiária)

 

Supervisão de Destinação de Documentos

  • Flávio Soares de Albuquerque (supervisor)
  • Karen Vieira (terceirizada)
  • Júlia Maria Pereira (estagiária)

 

Gerência de Recuperação Documental

Janir Brandt

 

Supervisão de Conservação e Restauração de Documentos

  • Carlos Alberto Cavalheiro (supervisor)
  • Silvio Gonçalves
  • Jovani Fiori (terceirizado)

 

Supervisão de Processamento Técnico

  • Juçara Nair Wollf (supervisora)
  • Luciano Von Fruhauf
  • Ian Lippi (estagiário)
  • Rodrigo de Souza (estagiário)

 

Supervisão do Arquivo Permanente, Biblioteca de Apoio e Pesquisa

  • Giovania Nunes (supervisora)
  • Maria de Lourdes Coelho
  • Sheila Campos da Silva
  • Bruno Souza Ferreira (terceirizado)
  • Eduardo Pierri da Silva (estagiário)