Alunos da Udesc apresentam soluções para demandas do Estado por meio do Projeto Consultoria de Disciplina

21 DE NOVEMBRO DE 2019

Começou na tarde hoje, 21, as apresentações das soluções e os mapeamentos e análises que os alunos de graduação e mestrado da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC realizaram durante o segundo semestre deste ano para o Projeto Consultoria Disciplinar, uma parceria entre o Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da UDESC (ESAG), com a Secretaria de Estado da Administração (SEA) e o Escritório de Projetos do Estado de SC (EPROJ), ligado ao gabinete do Governador.

O Secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, participou do evento nesta tarde, destacando que a administração pública e a universidade devem se aproximar e integrar um sistema mútuo de parceria “A academia tem que ir para o mundo real, e aproximar seus alunos das demandas e necessidades da esfera pública. Assim os alunos contribuem de forma efetiva com a melhoria da gestão e o Estado contribui em igual medida com a formação daquele acadêmico” ressaltou.

De acordo com o Reitor da UDESC, Professor Marcos Tomasi, a integração entre universidade e governo nunca esteve tão forte e ressaltou a seriedade com que o projeto foi conduzido. “Nós saímos da Universidade e viemos buscar desenvolver trabalhos onde as demandas estão acontecendo, e isso é muito rico, pois podemos debater o mundo real dentro da vida acadêmica”

O Projeto, que nasceu por uma iniciativa da SEA, abrangeu diversos órgãos e entidades do executivo Estadual, e envolveu professores e alunos do Curso de Graduação em Administração Pública e do Mestrado Profissional em Administração. Ao todo foram 65 demandas, de 17 órgãos, entregues à Universidade, que dividiu os escopos entre as disciplinas pertinentes a cada área de atuação: Gestão de Sistemas de Informação (3° Período); Plataformas de Sistemas de Governo: Estado Virtual (7° Período); Análise de Políticas Públicas (Programa de Mestrado) e Contabilidade Pública (5° Período).

De acordo com o Coordenador do EPROC, Marcelo Eduardo Schubert, o trabalho começou com o levantamento das demandas dos órgãos e entidades de Santa Catarina. “Por meio de formulário eletrônico, diferentes áreas do Estado preencheram um escopo das suas principais demandas. A partir daí, os professores das disciplinas envolvidas no projeto selecionaram o que efetivamente seria desenvolvido com as turmas” explicou.

Os alunos tiveram orientações e informações de dados, além de visitas técnicas aos órgãos/entidades escolhidos, para desenvolver as soluções que podem ajudar na gestão pública do Estado. Hoje iniciou-se a etapa da apresentação dos trabalhos realizados com as demandas que a disciplina Análise de Políticas Públicas do Mestrado Profissional, ministrada pelo Professor Leonardo Secchi.  As apresentações continuam na segunda-feira, dia 25 no auditório da ESAG, na UDESC.

Texto e Fotos: Rafaela Gesser

Centro Administrativo Rodovia SC 401 KM 5 nº 4.600 Saco Grande II. Caixa Postal 138 Florianópolis - SC. CEP 88032-000 - Brasil. Telefone: (48) 3665-1400 Horário de Expediente Administrativo: Das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira (Decreto N° 1.410 de 18 de dezembro de 2017) E-mail para contato: site@sea.sc.gov.br